Tendência Outono Inverno 2020: tudo o que você precisa saber

Tendência Outono Inverno 2020: tudo o que você precisa saber

O verão ainda não acabou, é verdade! Mas, por aqui, já estamos acompanhando o que promete ser tendência Outono Inverno 2020. Assim que as temperaturas vão diminuindo, as lojas mais atualizadas começam a repaginar as suas vitrines, incluindo peças pautadas por diferentes tonalidades e tecidos mais pesados, que são excelentes para nos proteger contra o vento e a chuva.

Neste ano, já temos uma boa ideia do que nos aguarda nas ruas do país e do mundo. São roupas, sapatos, cores e acessórios excelentes para tornar as nossas produções mais estilosas, moderninhas e de acordo com o que está acontecendo de mais interessante na moda. E nada melhor do que aproveitar o término das últimas Fashion Weeks para informar a você o que deve — ou não — fazer parte das próximas composições.

É justamente sobre isso que falamos neste post. Se a sua ideia é garantir conforto e personalidade, não deixe de acompanhar a leitura e se preparar para o clima que está chegando. Vamos lá?

Como surgem as tendências de moda?

Se você costuma acompanhar as redes sociais ou, até mesmo, analisa bem como as pessoas se vestem nas ruas, já deve ter percebido que, de tempos em tempos, diversas tendências vão surgindo. A princípio, essas novidades passam despercebidas por boa parte da população, especialmente, entre aqueles que seguem uma rotina agitada.

Mas afinal, como será que essas novidades são escolhidas e começam a aparecer em nosso dia a dia? Para tanto, é importante entender como tal processo funcionava antigamente. Há alguns anos, quem ditava o que deveria ser tendência eram os grandes nomes do mercado de moda, como as grifes, as empresas e os estilistas mais renomados. Entretanto, e com o avanço da globalização, esse cenário foi se alterando, permitindo que os novos influenciadores dessas novidades passassem a ser, em muitos casos, os próprios consumidores.

Como estamos falando de indivíduos com alto poder de consumo, os influenciadores passaram a estar presentes de forma mais significativa em nosso dia a dia, fazendo assim, com que os agitos culturais fossem determinantes para eleger as próximas cores, texturas e modelagens de sucesso para cada temporada. É bem bacana!

Os especialistas em tendências

O que pouca gente sabe é que também existem profissionais que trabalham exclusivamente observando os movimentos da sociedade e, a partir disso, conseguem identificar os elementos que estão conquistando o gosto dos consumidores.

As maiores marcas do setor contratam esses especialistas para prestarem o serviço e ajudarem no desenvolvimento de coleções, como uma maneira de ganhar mais visibilidade e, claro, conquistar o público. Podemos definir esses indivíduos como pesquisadores ou analistas, tecnicamente chamados de coolhunters. As suas funções são inúmeras:

  • monitorar os movimentos sociais;
  • analisar o cenário político e econômico do país e do mundo;
  • notar quais os tipos de consumidores estão mais ativos e por aí em diante.

Com esse trabalho, eles conseguem definir facilmente para qual direção está caminhando o desejo de compra das pessoas e, com isso, colaboram para o desenvolvimento de produtos e serviços bem mais assertivos.

Os tipos de tendências

Os tipos de tendências

Outro ponto interessante é que não existe apenas um tipo de tendência — essas novidades podem ser classificadas em diferentes categorias, conforme a sua abrangência. Quer ver um exemplo? Existem as tendências locais, as regionais e, inclusive, as mundiais. No universo fashion, o mais comum é usarmos dois termos para falarmos sobre as modalidades de consumo. Explicamos abaixo.

Macrotendências

Um dos principais termos utilizados, também conhecidas como “tendências de fundo”, as macrotendências possuem elementos que conseguem influenciar por um longo período e, em algumas situações, se estendem por décadas. Tudo isso, por conta de uma influência global e que apresenta elevado alcance.

Um exemplo, são as roupas que carregam uma proposta atemporal, demorando a sair de moda e que, a cada temporada, surgem em versões completamente repaginadas — exatamente como as calças jeans e os blazers.

Microtendências

Temos também as microtendências, seguindo a ideia oposta da primeira. Estas apresentam uma durabilidade passageira, quase momentânea. Ainda podemos defini-las como os clássicos “modismos”, que é quando boa parte das pessoas decide abraçar uma ideia e participar de um movimento.

Como referência, podemos citar os itens que fazem sucesso assim que despontam em filmes ou novelas do momento. Pode ser uma maquiagem, uma peça de roupa, uma cor de esmalte, um corte de cabelo e por aí em diante.

Qual tendência outono inverno será febre em 2020?

Qual tendência outono inverno será febre em 2020?

Engana-se quem imagina que a tendência outono inverno 2020 é destinada a um estilo específico de moda. Muito além disso, as novidades que estão chegando conseguirão, perfeitamente, conversar com todos os gostos, além de poderem marcar presença em inúmeras ocasiões. Veja as principais!

Volumes

Com o retorno dos anos 1980 para as ruas, a extravagância também veio à tona. E na próxima estação, teremos a chance de notar essa mudança de inúmeras maneiras, sendo o uso das mangas bufantes a principal delas.

Em evidência ao longo do verão, tais modelos começarão a surgir tanto em blusas e jaquetas, quanto em vestidos, bodies e demais elementos tradicionais do closet. Ao usá-los, automaticamente, o visual ficará mais autêntico e com uma pitada glamourosa, mas sem que, para isso, seja preciso deixar a sofisticação de lado.

Ainda vale lembrar que o volume poderá ser visto em demais detalhes das vestimentas. A alfaiataria com modelagem oversized é outra possibilidade. Com os ombros estruturados e comprimento longo, essas versões se destacaram nas passarelas e ficam excelentes quando usadas em tons neutros ou terrosos.

Cores intensas

Por falar em tonalidades, a paleta de cores para o outono inverno 2020 será mais ousada. Pelos próximos meses, o neon, que fez bastante sucesso desde o início do ano, permanecerá firme e forte, tanto nas vestimentas, quanto nos acessórios e maquiagens.

Em uma composição, os tons vibrantes ficam incríveis quando coordenados com trajes claros, garantindo um resultado discreto e equilibrado. No entanto, se você faz parte do time das pessoas que gostam de ousar, está liberado investir no color blocking — um tipo de look que é todo montado por cores nada óbvias, como:

  • laranja + pink;
  • roxo + verde;
  • azul + vermelho;
  • amarelo + roxo e por aí em diante.

E mais: seguindo a tendência da sustentabilidade, que vem atingindo massivamente o mundo da moda, os elementos em verde também serão destaque. Vale apostar em diferentes opções, desde as claras, até as mais sóbrias e com ar misterioso.

Diferentes estampas

Gosta de estampas? Uma boa notícia é que o xadrez será a padronagem de maior destaque no outono inverno 2020, surgindo em diferentes variações, como o tartan, o checkerboard e o Príncipe de Gales. Para um visual mais elaborado, ainda há a possibilidade de usar essa ideia em diferentes tonalidades, especialmente, as claras e delicadas.

Já para quem não curte muito a ideia, existe uma solução que é investir nas peças florais e com ilustrações realistas. São prints desenvolvidos a partir de cores intensas e que são excelentes para adicionar um toque extra de cor em uma produção mais básica. Vestidos alongados, saias curtas, blazers e camisas podem — e devem — carregar essa proposta.

Mais texturas

Os tecidos são o ponto alto de uma tendência outono inverno. E de acordo com o que identificamos nas passarelas, os materiais utilizados serão repletos de texturas e maciez. Quais são eles? O neoprene, o cetim, o veludo e, inclusive, o vinil — um elemento muito popular nos anos 1990 – voltarão a aparecer em calças, sapatos, bolsas e jaquetas.

Tudo isso, sem deixar de citar o jeans, que já se tornou figurinha carimbada no guarda-roupas. Daqui para frente, veremos muitas calças desenvolvidas em modelagens retas, além do acabamento destroyed, que continuará se estendendo pelos próximos meses.

Também não será difícil encontrar trajes com lavagens vibrantes, que são excelentes para transmitir um espírito jovem e fazer com que qualquer produção fique mais interessante.

All beige

Em contraponto ao uso das cores intensas, existe uma combinação que tem se sobressaído no street style: o all beige. Também conhecida como “look todo bege”, essa proposta é clássica e vem, a cada dia, ganhando mais força nos desfiles de moda internacionais. Com a aproximação da temporada outono inverno 2020, parece que a proposta ficou ainda mais intensa, dominando os casacos, os acessórios e, até mesmo, as estampas.

O mais interessante, é que essa opção pode ser aplicada em todo tipo de composição, esteja você com planos de curtir um fim de semana entre amigos ou, simplesmente, ir ao trabalho. E quando as temperaturas voltarem a subir, uma excelente solução é aplicar os itens em bege nos visuais tropicais, sendo uma boa pedida, inclusive, para o universo do underwear.

Se estiver considerando a produção muito apagada, ainda existe a possibilidade de apostar em outros detalhes. Brilhos, babados, volumes e bordados são excelentes saídas.

Transparências

Temos também mais uma tendência de tecidos que promete abalar as produções do outono inverno 2020 — as transparências. Ainda que tal proposta não seja muito utilizada durante os dias frios, a utilização de peças com esse tipo de detalhe pode resultar em uma combinação extremamente original.

Não há segredos na hora de apostar nessa novidade. Você pode, por exemplo, utilizar blusas com as mangas transparentes, casacos alongados com partes à mostra e, inclusive, acessórios, como bolsas e pochetes.

No street style, muitas fashionistas também estão investindo no uso do trench coat, corta-vento ou capa de chuva que, rapidamente, conseguem adicionar em um outfit uma pitada moderna e bem futurista.

Acabamento metalizado

Com a ideia de trazer mais contemporaneidade às ruas, os elementos metalizados também ficarão em evidência nos próximos meses. Muito vistos em desfiles de marcas renomadas do setor, como Louis Vuitton e Balmain, esses elementos conseguem levar mais glamour e estilo para qualquer look.

E aqui, não estamos falando apenas dos tecidos, mas principalmente, dos sapatos e acessórios. Exemplos disso, são as pulseiras, braceletes, brincos alongados, óculos de sol e mais uma vasta variedade de calçados. No dia a dia, eles podem ser coordenados com qualquer look, especialmente os do ambiente de trabalho. Use a imaginação e preze pelo equilíbrio!

Franjas e assimetria

Diretamente da moda festa, as franjas voltaram a aparecer nas combinações do dia a dia, seja em vestidos, jaquetas ou bolsas de couro. E não se iluda: desta vez, a referência não tem origem no universo country, mas sim, nas melindrosas que marcaram os anos 1920. Uma vez no visual, as franjas são excelentes para assegurar movimentos, tornar o outfit mais leve e, claro, muito estiloso.

Seguindo essa mesma proposta, também será possível usar muita assimetria por aí. Ostentando um conceito descomplicado e, ao mesmo tempo, extremamente elegante, ela pode se destacar em trajes de alfaiataria, como acontece com o blazer ou as saias. Na moda casual, por outro lado, tal detalhe pode ser identificado em barras com recorte irregular, bem como vestidos, decotes e mangas assimétricas.

Onde comprar produtos que serão sucesso neste ano?

Onde comprar produtos que serão sucesso neste ano?

A boa notícia, é que você não precisa conferir o que será tendência outono inverno e, simplesmente, passar vontade na hora de elaborar uma produção. Hoje em dia, as lojas mais atualizadas do setor estão desenvolvendo coleções todinhas baseadas nessas novidades. A proposta é fazer com que seus clientes fiquem satisfeitos e consigam acompanhar cada movimento do ramo.

Mas, quais serão essas lojas e como achá-las com facilidade? A resposta é uma só — no Pátio Shopping Savassi é possível encontrar todos esses elementos e muito mais. Veja abaixo algumas lojas que são sucesso em vendas e atraem público de todas as idades.

Animale

Com mais de 600 lojas próprias e outros 500 pontos de venda no país, a Animale é conhecida por trabalhar com peças ideais para as mulheres brasileiras. Lá, é possível encontrar trajes de prêt-à-porter repletos de sofisticação e produzidos a partir de elementos de altíssima qualidade. A grife ainda é líder em comunicação, design e está classificada entre as maiores empresas do território nacional.

Forever 21

Originária dos Estados Unidos, a Forever 21 é mundialmente conhecida como uma marca capaz de oferecer as maiores tendências de moda e com excelentes preços. Trabalhando com moda masculina, feminina e infanto-juvenil, a loja ainda conta com inúmeros acessórios para quem deseja repaginar o look. Bolsas, colares, itens de cabelo e maquiagem esperam por você!

Renner

Maior varejista de moda do país, a Rede foi inaugurada em 1965 e conta com itens femininos, masculinos e infantis. Fora os seus preços, que são acessíveis, a marca também investe no desenvolvimento de coleções capazes de seguir as principais tendências do momento. Ainda há a possibilidade de encontrar acessórios e sapatos incríveis para complementar o look.

Lucy in the Sky

Criada com o propósito de valorizar o corpo feminino, a Lucy in the Sky é uma marca que cria peças com total carinho e dedicação, sempre com atenção às cores, texturas, formas e estampas. A loja também é conhecida por estar sempre alinhada aos elementos que estão fazendo sucesso na moda e não abrir mão da delicadeza em suas coleções.

Le Lis Blanc Deux

Com essência nacional e cosmopolita, a Le Lis Blanc Deux é referência em moda contemporânea. A marca traduz o estilo de vida moderno por meio de peças de alto padrão. Dê uma passadinha na loja e conheça os highlights da nova coleção!

Maria Filó

Inspirada no protagonismo feminino, a Maria Filó trabalha com peças cheias de movimentos, cores e texturas. Não importa se o seu estilo é mais clássico ou moderninho, lá você encontrará modelos que farão toda a diferença nos seus looks.

Sacada

Com design sofisticado e muito estilo, a Sacada faz parte de um dos principais grupos de moda do mercado brasileiro. Na loja é possível encontrar lançamentos com design exclusivo além de coleções atemporais. 

Shoulder

Brasileira e urbana, a Shoulder une elegância ao conceito fast fashion. Para atender o ritmo de seu segmento, a marca apresenta novidades quinzenais. Então, se você tem um estilo mais moderno, certamente encontrará novidades com referências nas últimas tendências nacionais e internacionais.

Bobô

A partir de materiais nobres, a Bobô desenvolve peças versáteis e com estilo próprio. Conhecida pela altíssima qualidade, a marca atua no segmento de moda de luxo oferecendo combinações perfeitas para quem quer manter um closet moderno e sofisticado.

Ateen

Com estilo boho-chic, versátil e atemporal, a marca carioca Ateen tornou-se referência em moda no Brasil. Hoje, já são quase trinta lojas espalhadas pelo país. Se você quer se sentir bem e com muito estilo em qualquer ocasião, faça uma visita! 

Bobstore

Com mais de 60 lojas espalhadas pelas mais importantes capitais brasileiras, a Bobstore oferece uma mistura bem dosadas entre o estilo boho-chic, jeanswear, casual wear e alfaiataria. Estilo que, em pouco tempo, ganhou os closets mais cheios de estilo do país. 

Brasil em Gotas

A construção das coleções da Brasil em Gotas é sempre orientada por pesquisas de estilo e tendências aliadas a inspirações com origem na cultura brasileira. Então, se você procura peças versáteis e contemporâneas, confira o que a marca tem a oferecer.

Eva

Se você não tem medo de ousar, a Eva é o lugar certo pra você! Inovadora e autêntica, após ter conquistado o guarda-roupas de centenas de cariocas a marca chega em terras mineiras. Nós, do Pátio Savassi, temos muita satisfação em receber a primeira loja Eva fora do Rio!

Farm

Com muita descontração, cores e estampas, a Farm conquistou todo o Brasil! Com lifestyle da “garota carioca zona sul” a marca está entre as mais originais do país. Se está em busca de composições marcantes e inspiradas na natureza, não deixe de conferir as peças da loja.

E então, o que achou do nosso post sobre o que será tendência outono inverno em 2020? Conte para nós: quais dessas opções mais chamaram a sua atenção? Vamos adorar saber a sua opinião!

Caso ainda não saiba onde encontrar essas novidades, aproveite ainda para dar um pulinho no Shopping Pátio Savassi e arrematar itens perfeitos para repaginar o seu closet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias: