Teatro em BH: entenda porque aproveitar programas culturais

Teatro em BH: entenda porque aproveitar programas culturais

Em uma época dominada pela tecnologia e os serviços de streaming, são poucas as pessoas que reservam um momento para ir ao teatro em BH. E se você faz parte desse time, chegou a hora de rever os seus conceitos. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, as peças teatrais são excelentes para quem está em busca de um programa cultural riquíssimo, além de serem uma boa oportunidade para curtir momentos em família ou com os amigos. 

Atualmente, o que não faltam são opções de atrações na capital mineira: tem produções infantis, comédias, dramas, musicais e, até mesmo, eventos muito bem produzidos e repletos de efeitos especiais. Os pequenos adoram!

Ainda não se convenceu de que comprar os seus ingressos para o teatro é uma boa ideia? Tudo bem! No post de hoje, você descobrirá como essa atividade é prazerosa e pode proporcionar inúmeras vantagens para o seu lado intelectual e emocional. Acompanhe a leitura e fique por dentro!

A importância do teatro para a nossa saúde e bem-estar

Você sabia que em todo 27 de março é comemorado o Dia Mundial do Teatro? Pois é! A data, criada em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro tem como objetivo não somente valorizar o trabalho dos artistas que atuam na área, como também, lembrar as pessoas sobre a importância dessa atividade cultural para a nossa sociedade. 

Mas afinal, qual é a relevância do teatro? Podemos dizer que, mesmo que você assista dez vezes a mesma peça, cada experiência será única — diferente do que acontece quando acompanhamos um filme ou novela na TV. O motivo é um só: nas peças teatrais, é possível identificar uma série de improvisos e diferentes reações da plateia que, a cada espetáculo, também se modifica. Juntos, esses detalhes fazem com que a apresentação ganhe mais vida e personalidade. 

Fora isso, essa atividade proporciona uma excelente experiência sensorial, já que os atores interpretam, na sua frente, os mais variados personagens, sendo possível acompanhar de perto inúmeras sensações transmitidas por esses profissionais, como o nervosismo, a emoção e o entusiasmo. 

Um fato interessante é que, diversos especialistas definem o teatro como um mecanismo capaz de oferecer inúmeros benefícios para a nossa própria saúde. Segundo eles, ao frequentar um espetáculo, o espectador entra em um estado de completo bem-estar, seja físico, mental ou social, fazendo com que essa atividade seja um milagroso remédio para combater o estresse cotidiano e, inclusive, contornar os sintomas da depressão. 

E para que você fique ainda mais por dentro dessas vantagens, listamos logo abaixo os principais ganhos que podem ser conquistados ao investir nessa ideia.

1. Rir é um excelente remédio para a dor 

Basta uma rápida pesquisa nas peças que estão em cartaz na cidade que, facilmente, conseguimos encontrar diferentes atrações de comédia — e para todos os bolsos. Essa notícia é excelente, uma vez que, ao dar uma simples gargalhada, o ser humano costuma utilizar diversos músculos presentes em todo o corpo, como aqueles presentes na face, no diafragma e na região abdominal

Uma simples risada prolongada, por exemplo, é capaz de causar o mesmo efeito em nosso organismo do que o de um exercício físico realizado por poucos minutos, como quando andamos de bicicleta, praticamos uma dança ou corremos em uma praça. O que podemos concluir a partir dessas informações? Que assistir a uma peça de comédia é uma boa alternativa para complementar a rotina da academia e manter a sensação de bem-estar em dia.

E não é só isso. Ao rir, o seu corpo também libera algumas substâncias importantes para o humor, que é o caso da serotonina e da endorfina. Ambos os componentes são produzidos pelas células do sistema nervoso central e, uma vez presentes em nossa corrente sanguínea, ajudam a diminuir a sensação de dor e os níveis de estresse. 

2. Chorar em uma peça faz bem 

Quando falamos em choro, é comum que a maioria das pessoas associem essa emoção aos acontecimentos negativos da vida. Porém, e segundo um estudo, intitulado Cry Me A River: The Psychology Of Crying, publicado na revista científica Science Daily, logo após um momento de choro, o corpo humano é acometido por uma intensa sensação de alívio — e que apresenta duração maior do que os sinais de estresse. 

Dito isto, este pode ser mais um motivo para que você compre os ingressos e assista a uma peça bem dramática e repleta de sentimento. Acredite: chorar por alguns minutos durante o espetáculo, fará com que o seu organismo libere adrenalina e noradrenalina, permitindo que, ao fim da apresentação, você se sinta um enorme prazer e sensação de tranquilidade.

3. Melhora a memória 

Com um estilo de vida moderno, a maioria das pessoas possui uma agenda cheia de compromissos. E por conta da correria do dia a dia, é natural nos esquecermos de algumas informações que fazem parte de nosso cotidiano. Que atire a primeira pedra quem nunca teve dificuldade para lembrar onde guardou as chaves de casa ou, até mesmo, o nome daquele cantor que você gostava de ouvir quando mais jovem. 

Embora tais esquecimentos sejam comuns, os especialistas sempre recomendam que eles sejam acompanhados de perto, para que a mente não se acomode e o quadro não se agrave, o que pode acabar comprometendo a qualidade de vida do indivíduo.

A boa notícia é que, um dos métodos mais conhecidos para manter a mente ativa, é indo ao teatro. Tal afirmação foi levantada em 2009, pelos pesquisadores Helga e Tony Noice, do Elmhurst College, localizado em Chicago, nos Estados Unidos. Na época, eles desenvolveram um estudo com 122 idosos que, pela primeira vez, tiveram um contato significativo com um espetáculo teatral. Esse processo foi dividido em oito sessões e aconteceu durante quatro semanas. 

Como resultado, pode-se constatar uma melhora significativa nas habilidades cognitivas dos indivíduos: eles começaram a apresentar maior desempenho para falar e conseguiram se recordar de informações com mais facilidade. Quer uma explicação científica melhor do que essa para ir ao teatro em BH?

5 razões para você ir ao teatro em BH agora mesmo

5 razões para você ir ao teatro em BH agora mesmo 

Além dos dados científicos, há várias outras razões para te convencer a ir ao teatro em BH. O melhor? Elas vão muito além do que aumentar o seu conhecimento cultural. Portanto, se você ainda não tem esse hábito, essa é uma excelente oportunidade para viver essa experiência e, quem sabe, começar a acompanhar diferentes apresentações com mais frequência. 

E nem tente dar a desculpa de que o problema é o dinheiro, viu? Antes de torcer o nariz para o preço dos ingressos, saiba que existem peças para todos os gostos e bolsos — até mesmo, espetáculos que são 100% gratuitos. 

Prepare-se! A seguir, daremos algumas — e boas — razões para que o teatro comece a fazer parte da sua programação da semana. Olha só:

1. O teatro é uma experiência única 

Como falamos, você pode ir uma, duas, três ou quatro vezes na mesma peça. Ainda assim, de uma coisa temos certeza: elas nunca serão completamente iguais. Diferentemente das novelas da TV, filmes e seriados, as apresentações teatrais são vivas, repletas de improvisos e que fazem com que cada espetáculo seja único. Inclusive, de acordo com a reação da plateia, os atores podem ficar ainda mais motivados e fazer com que o roteiro tome um rumo diferente. 

2. Ajuda na formação de jovens 

Que tal levar os seus filhos, irmãos mais novos, primos, afilhados ou qualquer outra criança para o teatro? Durante uma peça, as crianças são estimuladas a refletir e têm a sua curiosidade aflorada. Esse também é um excelente programa para levantar assuntos importantes para a formação dos jovens e que, muitas vezes, não são discutidos na escola. Tudo isso, é claro, baseado em muita diversão e com um clima de descontração. Vale a pena!

3. Faz com que você não se acomode 

Com o avanço dos serviços de streaming, ficou cada vez mais cômodo passar um fim de semana todinho no sofá, fazendo aquela maratona de uma série que acabou de ser lançada. No entanto, se você deseja sair de casa, mas está sem ideia do que fazer, o teatro é uma excelente alternativa.

Para assistir a uma peça, você, obrigatoriamente, precisará sair de casa e encontrar os seus amigos. Se preferir, também é possível estender o programa para uma lanchonete ou restaurante que a galera curta. Em resumo, é tudo o que você precisa para interagir com outras pessoas e viver emoções reais. 

4. É acessível para todos

Existem algumas peças teatrais bem caras, é verdade. Contudo, há inúmeros espetáculos por um preço camarada e, até mesmo, alguns oferecem ingresso gratuito ao público. É bem bacana!

Para encontrar essas preciosidades, o seu único dever é checar com frequência a programação das principais casas de apresentações da cidade. Esse acompanhamento pode ser feito tanto pela internet, quanto no próprio estabelecimento. Dessa maneira, com certeza, você encontrará opções incríveis e memoráveis!

5. Mais conhecimento 

Não há como negar: assistir a uma boa peça de teatro fará com que a sua bagagem cultural fique ainda mais rica. Ao longo do espetáculo, você terá a oportunidade de conhecer diferentes autores e pensadores — do famoso Shakespeare até nomes pouco comentados entre a população, como Strindberg ou Chekhov. E vamos falar a verdade? Conhecimento nunca é demais!

Teatro em BH: o espaço exclusivo para no Pátio Savassi

Teatro em BH: o espaço exclusivo para no Pátio Savassi 

Que o Shopping Pátio Savassi é um complexo com excelente infraestrutura e boas opções de lojas, nós já sabemos. Mas será que você conhece o teatro exclusivo e localizado nas dependências internas do empreendimento? Com um projeto recente de revitalização, assinado pela arquiteta Regina Sasso, esse teatro incrível é considerado um dos melhores locais de Belo Horizonte para receber espetáculos.

Nas últimas obras, concluídas em 2018, foram realizadas alterações na parte estrutural, proporcionando uma elevação do palco para que a plateia tenha uma boa visibilidade. Também aconteceram modificações acústicas, com a instalação de forros isolantes e paredes próprias para favorecer os sons emitidos no ambiente. 

Ao todo, o teatro possui capacidade para até 100 pessoas e recebe, mensalmente, apresentações musicais, teatrais, mostras de cinema, peças infantis e eventos de stand up comedy — que os jovens adoram! 

E se você ainda não tem programação em vista para as férias de julho, não se preocupe! Para fazer com que os seus dias de descanso tenham diversão garantida, contaremos um pouquinho sobre as peças que estão em cartaz no Teatro do Pátio Savassi. Já adiantamos: há opções incríveis e para públicos de todas as idades. Vamos conferir quais são elas?

Vizinhas em guerra, barraco na certa

Em cartaz de 26 a 28 de julho, a peça conta a história de duas vizinhas, que sempre foram muito próximas, mas que entraram em uma briga por motivos banais. Acontece que, o desentendimento fica tão grave, que outros moradores acabam se envolvendo na discussão e as personagens vão parar na delegacia.

A comédia tem classificação de 12 anos e é repleta de fofoca, gargalhadas e muito bom humor. Se você já teve um vizinho briguento e viveu uma experiência similar, há grandes chances de se identificar com esse roteiro hilário. Aproveite!

A vovó em: vamos falar de sexo 

Quer conferir mais uma comédia para se divertir com os amigos? A nossa sugestão, é que você assista ao espetáculo “A vovó em: vamos falar de sexo”. No enredo, será possível conhecer uma velhinha muito simpática, de setenta anos, e que conta as suas experiências sexuais para a plateia. 

A personagem também aproveita para solucionar várias dúvidas do público sobre o tema. Com classificação de 16 anos, esse espetáculo é uma excelente alternativa para abordar o sexo de uma maneira divertida e com muito bom gosto. O clima de descontração é tanto, que vai ser difícil você ficar com vergonha de fazer uma pergunta. Pode apostar!

Os Vingadores

Agora, um espetáculo exclusivo para os baixinhos apaixonados por histórias de super-heróis: Os Vingadores! O espetáculo começa com um alerta vermelho, informando que Thanos, o maior vilão do universo, está se aproximando do planeta Terra para recuperar as famosas jóias do infinito. Com isso, o Homem de Ferro fica responsável por reunir os Vingadores e defender o planeta do mal. 

Como podemos imaginar, essa tarefa não será nada fácil e, para ajudá-lo, outros heróis deverão se juntar a missão. Quem são eles? O Capitão América, a Viúva Negra, o Hulk e o Homem Aranha. Sem dúvida, é uma apresentação repleta de aventura e diversão. Garanta o seu ingresso até o dia 26 de julho!

Branca de Neve

Acompanhar os clássicos é sempre bom, principalmente, se tratando de uma comédia infantil. Para entreter os pequenos — e também os adultos —, está em cartaz o pocket show de uma das mais tradicionais histórias dos contos de fadas: a Branca de Neve.

Porém, tal roteiro é apresentado de uma maneira um tanto diferenciada dos convencionais. Ao comprar o ingresso, você verá uma peça composta por teatro, música ao vivo, contação de história e muita interatividade com o público. Tais elementos são excelentes para recontar essa clássica fábula de uma forma divertida e dinâmica. Não há uma só criança que não fique encantada com essa produção!

Anote na agenda: a Branca de Neve, no Teatro Pátio Savassi, tem classificação livre e estará em cartaz de 22 a 25 de julho. 

Depois dessa leitura, ficou claro  — ir ao teatro em BH é uma experiência única e capaz de proporcionar benefícios para pessoas de todas as idades. E agora que você se tornou especialista no assunto, tente incluir esse hábito na sua rotina. Em pouquíssimo tempo, será possível notar como essa atividade é rica e imensamente prazerosa. 

Para conferir de perto as instalações do Teatro Pátio Savassi, aproveite o momento e visite um dos melhores Shopping de Belo Horizonte. Além desse espaço dedicado ao entretenimento, há inúmeras lojas com produtos de alta qualidade e com muitas promoções. Esperamos você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias: