Shopping petfriendly: o que é e como aproveitar com seu pet!

Shopping petfriendly: o que é e como aproveitar com seu pet!

Quem tem o costume de sair com frequência, com certeza, já deve ter se deparado com tutores passeando com os seus animais de estimação em diferentes locais, como em praças, bares, restaurantes e lojas. De uns tempos para cá, essa prática deixou de ser um mero passeio e passou a ser vista como uma maneira de mostrar como aquele animal faz parte da família e é um companheiro de verdade. E para entrar nessa onda, também não é difícil encontrar um shopping petfriendly na sua cidade. 

Porém, e ainda que o conceito de petfriendly esteja, a cada dia, mais em alta no mercado e entre os empreendedores, há muitas pessoas que não fazem ideia do seu real significado. Ou também, que não sabem como aproveitar — de maneira adequada —, os locais que fazem parte dessa categoria.

Pensando nisso, e para acabar de uma vez por todas com as suas dúvidas, trouxemos para o post de hoje tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe a leitura e descubra como curtir momentos incríveis ao lado do seu grande amigo peludo!

Afinal, o que é ser petfriendly?

Se existe um assunto que está em alta entre os empreendedores modernos, é o tal do petfriendly. Basicamente, este termo, que foi criado recentemente, consiste em algumas políticas de inclusão de animais de estimação em determinados estabelecimentos, como é o caso dos shoppings.

Tudo começou por conta do aumento de bichinhos nas residências, que cresceu de forma significativa no mundo inteiro. Só no Brasil, por exemplo, em 2018 havia mais de 50 milhões de cachorros e 22 milhões de gatos de estimação vivendo em casas e apartamentos em diferentes cidades do país — e, claro, esse número não para de crescer.

E engana-se quem imagina que esses bichinhos são tratados como meros animais nessas residências. Muito além disso, os peludos são considerados verdadeiros membros das famílias que, por sua vez, fazem o possível para agradá-los e proporcionar tudo “do bom e do melhor” aos pequenos de quatro patas. 

Fato este, que pode ser constatado a partir de uma pesquisa, realizada pelo Serviço de Proteção ao Consumidor (SPC Brasil), revelando que 61% dos cidadãos brasileiros enxergam os seus animais de estimação como parte indispensável da família. A maioria deles, inclusive, afirmou sentir falta dos peludos em suas rotinas realizadas fora de casa, como ir ao trabalho ou passear no shopping. Interessante, não é mesmo? 

Não acaba por aí! Segundo outro levantamento, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), 42% dos tutores já deixaram, em algum momento, de ir à um estabelecimento que não aceitava a presença de pets. Por essas e outras, muitos empreendedores estão abraçando a ideia do petfriendly — como uma maneira de atrair os clientes e permitir que os seus espaços sejam, de fato, agradáveis para diversos tipos públicos. 

No entanto, quando falamos em petfriendly, há quem acredite que “basta aceitar a presença de animais”, para ser classificado como um local dessa categoria. Nada disso! Antes de ser considerado um ambiente propício para os peludos, é preciso que o estabelecimento conte com alguns itens exclusivos para essa finalidade. Os principais deles são: 

  • oferecer saquinhos de lixo disponíveis para os donos; 
  • possuir espaço suficiente para a circulacão dos bichinhos; 
  • contar com uma equipe para higienização no local, caso necessário; 
  • ter sinalizadores instalados nas áreas que são petfriendly. 

Ou seja, são inúmeros fatores que contribuem para que, tanto os donos, quanto os próprios bichinhos, se sintam acolhidos e confortáveis em um determinado local. Juntos, esses elementos permitem que a experiência desses indivíduos seja muito mais proveitosa e tranquila. No fim das contas, todos saem ganhando!

As vantagens de frequentar um lugar petfriendly

Como é possível imaginar, são inúmeras as vantagens de frequentar um lugar que recebe bem os seus animais de estimação. A primeira delas, e um tanto desconhecida pelas pessoas, está no benefício que essa prática pode causar na saúde do próprio bichinho. Isso mesmo!

Os cães braquicefálicos, por exemplo, que são aqueles com o focinho achatado, possuem algumas complicações de respiração. A principal, está na dificuldade de expulsar o calor presente no corpo e, por conta disso, eles conseguem correr por pouco tempo. Sendo assim, passear no shopping é uma atividade muito boa para esses bichinhos, inclusive, porque tais ambientes possuem uma climatização agradável e permitem que os animais caminhem sem estresse. Pug, Buldogues, Shih Tzu e Boston Terrier são algumas das raças que melhor aproveitam tais programas.

Também não podemos esquecer dos benefícios sociais que esse tipo de prática pode oferecer ao seu amigo de quatro patas. Ao passear com o peludo, ele terá a oportunidade de aprender alguns princípios essenciais para a convivência em sociedade, como saber criar amizades e ser paciente. 

Em um primeiro momento, essa afirmação pode até soar engraçada. Mas acredite: o seu amigão possui diversos instintos e, você, como um tutor responsável, deverá ensiná-lo a lidar com cada um deles — inclusive, enquanto estiver andando pelo shopping petfriendly. Quando isso não acontece, além de atrapalhar o dia de todos a sua volta, o animal ficará extremamente estressado, frustrado e incapaz de absorver informações úteis para a sua formação. Portanto, aproveite o passeio!

Quais os cuidados necessários ao visitar um shopping petfriendly?

Quais os cuidados necessários ao visitar um shopping petfriendly?

Seguindo a onda do petfriendly, felizmente, muitos shoppings, como o Pátio Savassi, resolveram abraçar a novidade para agradar os seus consumidores. Contudo, antes de colocar a coleira no seu amigão, é importante se informar e tomar alguns cuidados para que essa experiência seja prazerosa para ambas as partes. Se não, você correrá o risco de colocar o bichinho em uma situação estressante ou, até mesmo, traumatizante. 

E se você não sabe quais são essas práticas tão importantes, tudo bem! A seguir, mostraremos algumas dicas de ouro e que farão toda a diferença no seu programa no shopping petfriendly. Espia só: 

Tenha cuidado com os gatos 

Ao visitar um shopping petfriendly, não é difícil encontrar tutores passeando com os seus cães para todos os lados. Mas, e os gatos, será que eles também podem frequentar esses locais? A resposta é: em alguns espaços, sim! Porém, é preciso ter uma certa cautela antes de levar o animal para esse tipo de programa. 

E o motivo é um só: em geral, esses felinos costumam ser domiciliados em apartamentos e, muitas vezes, não estão acostumados com o barulho e agito de um complexo repleto de lojas e diferentes pessoas. 

Uma vez frequentando tais espaços, os gatinhos podem sofrer um grande estresse — o que não será nada bom para a sua saúde. Agora, se o seu amigo de quatro patas já estiver acostumado com bastante movimento, não há problemas. Nesse caso, é possível levá-lo tranquilamente para passear, desde que esteja em uma coleira específica para o seu porte. Combinado?

Leve os itens necessários

Quando saímos de casa, sempre nos certificamos se estamos levando os pertences corretos para não passar perrengue ao longo do dia. Documento de identidade, cartão de crédito, chaves de casa, smartphone, remédios são apenas alguns exemplos de itens que não podem faltar em nossa bolsa. 

Com o seu bichinho de estimação, isso não deve ser diferente. Para garantir que o passeio seja agradável, você precisará carregar alguns elementos essenciais. Quais são eles? Veja a seguir:

  • água;
  • saquinho para recolher sujeiras;
  • focinheira, somente para casos exigidos por lei.

Lembre-se ainda, de levar uma guia e coleira, já que não é permitido que os peludos circulem livremente por esses ambientes de convivência. 

Verifique as áreas do shopping que não permitem o acesso de pets

Embora muitos shoppings das grandes cidades do país já estejam investindo na onda do petfriendly, há alguns espaços, dentro desses estabelecimentos, que não permitem o acesso dos bichinhos. E você, como um bom tutor, deverá ter consciência desse detalhe antes mesmo de sair de casa. 

As regras podem variar de acordo com cada empreendimento, é verdade. Ainda assim, existem alguns ambientes que, unanimemente, não liberam a entrada de animais de estimação. Esse é o caso dos sanitários, fraldários e área de alimentação. Na maioria dos shoppings, essas informações estão disponíveis logo nas portas de entrada. De qualquer forma, e se você não encontrar esse tipo de sinalização, invista sempre no bom senso, evitando passear com o seu amigão em determinadas áreas. 

Atenção ao tamanho do peludo 

Animais de pequeno e médio porte tendem a ter mais acesso em espaços petfriendly, já que ocupam menos espaço e, inclusive, incomodam menos as pessoas que não têm contato com pets. Porém, essa informação não deve ser encarada como uma regra definitiva. 

Por exemplo: há animais, mesmo de grande porte, que são extremamente educados, dóceis e incapazes de causar problemas em ambientes com alta circulação de usuários. Estes, por sua vez, podem frequentar um shopping petfriendly tranquilamente. 

Quanto mais educado, melhor! 

Tenha em mente: não são todas as pessoas que gostam de se relacionar com animais de estimação, sejam eles cães, gatos ou qualquer outro bichinho. E esse tipo de opinião precisa ser respeitada. Para fugir de dor de cabeça, a recomendação é que o seu amigo de quatro patas seja bem educado, sempre andando de forma tranquila na coleira, não latindo para os demais ou puxando a guia o tempo inteiro. 

Também é de extrema importância que o peludo esteja acostumado a fazer as suas necessidades no local adequado. Esse detalhe é essencial para não ter constrangimentos em shoppings ou qualquer outro estabelecimento. 

É proibido usar as escadas rolantes 

Para os humanos, elas são extremamente práticas. Já para os animais, podem ser um verdadeiro perigo. Ao passear com o seu bichinho em um shopping petfriendly, tenha muito cuidado com as escadas rolantes. Há situações, em que esses equipamentos são capazes de machucar ou, inclusive, mutilar a patinha do seu grande amigo. Um verdadeiro perigo! 

A solução? É evitar o seu uso ao estar na companhia do seu pet, dando preferência aos elevadores ou escadas convencionais. Em último caso, você ainda pode pegar o animal no colo, sempre que for andar sobre elas, prevenindo dessa forma, qualquer tipo de acidente. 

Existe shopping petfriendly em BH?

Existe shopping petfriendly em BH?

Você está em busca de um shopping petfriendly para passear com o seu amigão na capital mineira? Então, já pode comemorar: um dos complexos mais badalados da cidade já aceita animais em suas dependências — este é o Shopping Pátio Savassi. Localizado em uma das áreas mais charmosas de Belo Horizonte, o local é considerado pela população um verdadeiro polo de compras, com opções de lojas sofisticadas, modernas e onde as tendências têm o costume de aterrissar primeiro. 

Inclusive, o empreendimento foi desenvolvido com base no conceito de lifestyle center, sempre buscando combinar o varejo tradicional com diferentes opções de lazer. Para alcançar esse resultado, os seus idealizadores não perderam tempo e investiram em uma série de detalhes extremamente relevantes para a experiência de compra dos consumidores. Iluminação e ventilação natural, fácil acesso à rua, localização privilegiada e a política petfriendly são algumas delas. Bacana, né?

Contudo, antes de pegar a coleira e convidar o seu peludo para passear, é interessante verificar com atenção as regras para o acesso de animais do local. E como queremos que você aproveite ao máximo esse programa, já nos adiantamos e separamos as informações mais relevantes abaixo. Leia com atenção!

Animais permitidos 

No Shopping Pátio Savassi, são permitidos todos os tipos de animais. Em relação ao tamanho do animal, está liberada a entrada de cachorros de porte mini, pequeno, médio, grande ou gigante.

Serviços exclusivos para os bichinhos de estimação 

No complexo, os clientes podem aproveitar o serviço de Pet Car, que consiste em um carrinho equipado especialmente para que os animais consigam andar com maior tranquilidade e comodismo no mall. Para utilizá-lo, é fundamental que o tutor esteja portando um documento com foto e tenha conhecimento do Termo de Responsabilidade. A retirada do carrinho é feita no SAC, no piso G3, e é gratuito!

Tarifas especiais 

Os clientes do Shopping Pátio Savassi podem frequentar os ambientes do mall tranquilamente, uma vez que não são cobradas taxas especiais para o acesso de animais no espaço.

Regras especiais 

Assim como em todo shopping petfriendly, o Pátio Savassi possui uma política especial — e que deve ser seguida à risca. Veja: 

  1. O uso de guia e coleira nos cães é obrigatório. 
  2. Os cães das seguintes raças não podem circular dentro do complexo: Dogo argentino; Mastin napolitano; Pastor alemão; Pit bull; Fila brasileiro; Rotweiller. 
  3. O tutor tem que ser capaz de controlar os movimentos do animal. 
  4. O animal não pode transitar nas áreas e lojas que são destinadas à realização de refeições.
  5. Os tutores serão os responsáveis por dar a destinação aos desejos de seus animais de estimação. 
  6. É de total responsabilidade do tutor os danos que possam ser provocados por seus animais de estimação às dependências do Shopping Pátio Savassi ou a terceiros presentes no local. 
  7. É direito do lojista aceitar ou não a entrada de animais de estimação no interior de sua loja. O proprietário do pet deverá aceitar essa decisão.
  8. A permissão de animais no complexo é restrita aos cães de diferentes portes, não sendo liberada a entrada de outras espécies. 

E então, após o nosso conteúdo especial, você conseguiu entender o que é um shopping petfriendly e as suas vantagens para os bichinhos? Esperamos que sim!

Para conferir de perto como funciona esse sistema em um empreendimento, aproveite e visite o Pátio Savassi. Além de encontrar uma grande variedade de lojas e produtos recém-chegados na cidade, você terá a chance de passear com o seu amigo de quatro patas e deixá-lo imensamente feliz. Contamos com a presença de vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias: