Presente de amigo oculto: como acertar na escolha

Presente de amigo oculto: como acertar na escolha

O fim de ano é uma época mais do que especial. Durante o período, populações do mundo inteiro comemoram as festas de Natal e Ano Novo. Para tanto, muitas famílias e empresas costumam se reunir e, para animar ainda mais a confraternização, várias brincadeiras são realizadas. É neste momento que, em todos os anos, surge a mesma dúvida: como escolher um bom presente de amigo oculto?

Isso porque, em diversas situações, não temos a oportunidade de conhecer a fundo o nosso companheiro sorteado — fato este, que acaba dificultando não somente a escolha do mimo, como também, a troca de lembranças.

E se você acabou de se deparar com uma situação semelhante e não faz ideia por onde começar, saiba que existem algumas soluções práticas e extremamente eficazes. Quer saber quais são elas? Então, continue acompanhando a leitura e descubra como arrasar na sua surpresa!

Qual a origem do presente de amigo oculto?

Qual a origem do presente de amigo oculto?

Todo mundo, em algum momento, já ouviu falar no clássico “amigo oculto”, também conhecido como “amigo secreto”. Com o passar dos anos, essa prática se tornou uma verdadeira tradição — e não apenas nas festas de fim de ano, mas inclusive, em outras datas comemorativas. Páscoa, aniversários e comemorações de empresas são bons exemplos disso.

Em linhas gerais, esse tipo de brincadeira tem como finalidade promover uma confraternização entre amigos ou familiares, sendo uma excelente pedida para famílias ou organizações compostas por um grande número de pessoas.

Apesar de ser bem conhecido entre a população, ninguém sabe exatamente qual foi a origem do amigo secreto. Mas, de acordo com algumas pistas, podemos imaginar que essa experiência começou ainda na Grécia Antiga, quando algumas personalidades influentes da época eram sorteadas e, os gregos, por sua vez, eram responsáveis por presentear cada uma delas. Interessante, não é?

Para começar: a brincadeira é amigo ou inimigo oculto?

Para começar: a brincadeira é amigo ou inimigo oculto?

Um dos maiores medos entre aqueles que participam de um amigo secreto, é o de cometer gafes durante a troca de presentes. Isso pode acontecer quando uma das pessoas não se sente confortável com o mimo recebido, ou também, quando um dos participantes não entende qual a proposta da brincadeira.

O mais comum, é encontrar famílias ou empresas que realizam o clássico amigo oculto. No entanto, existe uma modalidade bem recente e que vem dominando o universo dos mais jovens — o inimigo secreto. Seguindo a mesma linha de raciocínio da versão tradicional, esta consiste em utilizar o bom humor para presentear o sorteado com lembrancinhas de “gosto duvidoso” ou que possam se transformar em piadas futuramente.

Para evitar gafes, porém, é preciso saber exatamente do que se trata a brincadeira: você estará participando de um amigo ou inimigo oculto? Com essas informações em mente, ficará mais fácil escolher o item adequado e evitar a confusão de piadas ou brincadeiras que possam se tornar ofensivas a alguém. Todo cuidado é pouco!

Como estipular uma faixa de preço do presente de amigo oculto?

Como estipular uma faixa de preço do presente de amigo oculto?

Após entender o tipo de brincadeira que você está participando, chega um momento crucial na escolha do seu presente de amigo oculto — a faixa de preço.

Durante o sorteio, muitas empresas ou famílias têm a tradição de estipular um valor mínimo e máximo para gastar. Dessa maneira, ninguém sai perdendo e as chances de todos ficarem satisfeitos é bem maior.

Por exemplo: já imaginou como pode ser frustrante comprar um presente extremamente caro e, no fim das contas, receber apenas uma caixa de bombons baratíssima?

Ainda que a “intenção” seja o que realmente importa, ninguém gosta de participar de uma troca desequilibrada. Dito isto, não se esqueça de sugerir essa opção — mesmo se ninguém estiver cogitado a ideia.

E não termina por aí!

Também é importante analisar, de fato, quanto dinheiro você tem disponível para gastar. Ao investir nessa estratégia, será possível encontrar um mimo bacana para o seu sorteado, sem comprometer o seu salário ou, simplesmente, estourar o cartão e entrar em 2020 no vermelho.

É possível sugerir métodos para que todos acertem na escolha?

É possível sugerir métodos para que todos acertem na escolha?

A resposta é “sim”. Para facilitar a troca de lembranças, uma excelente saída é indicar que todos os participantes do amigo secreto preencham uma lista. Nessa relação, é fundamental que cada um inclua, ao menos, três indicações de presentes que gostaria de receber durante a brincadeira.

Caso deseje uma alternativa mais moderna, também há a possibilidade de trocar mensagens com o restante do grupo por meio de e-mails anônimos. Existem ainda, algumas alternativas que são mais modernas e permitem que os indivíduos sorteiem os participantes com agilidade, evitando uma série de confusões.

Atualmente, não faltam ferramentas para quem deseja ter mais diversão e assertividade na escolha do presente de amigo secreto. E como queremos te ajudar nessa tarefa, nos adiantamos e organizamos abaixo algumas sugestões incríveis.

Papelzinho

De todas as modalidades disponíveis no universo on-line, o Papelzinho é a mais popular. Excelente ferramenta para quem pretende fazer o sorteio à distância, o aplicativo está liberado para dispositivos que possuem sistema iOS ou Android.

Uma vez presente em seu smartphone, será possível sortear os participantes por meio do endereço de e-mail de cada um. A vantagem, é que tal alternativa permite a criação de vários grupos simultâneos — um para a sua família, um para os seus colegas de trabalho, outro para o pessoal da faculdade e por aí em diante. Bem legal!

Amigo Secreto Natal e Ano Novo

Outra ferramenta interessante para organizar a brincadeira, é Amigo Secreto Natal e Ano Novo. Ao investir nessa funcionalidade, você conseguirá realizar o sorteio por meio do próprio WhatsApp — e a sua única missão, será inserir os participantes, deixando com que cada um receba o nome do seu agraciado da vez.

Disponível somente para quem possui sistema operacional Android, o programa consegue criar um link com o nome das pessoas que foram sorteadas e enviar a informação por mensagem, e-mail ou no Messenger do Facebook. Com esse dado em mãos, você já pode criar um perfil anônimo e começar a trocar mensagens com o seu colega do ano. Facilita bastante!

Amigo Secreto 22

Quem está acostumado a participar de amigos ocultos, já deve ter passado pela experiência de sortear uma pessoa que não tem muita afinidade, gerando assim, uma situação um tanto constrangedora — inclusive, na hora de comprar um presente interessante. Para evitar que esse tipo de cenário ocorra, existe um aplicativo e tanto: o Amigo Secreto 22.

Ao utilizá-lo, os usuários conseguem selecionar aqueles indivíduos indesejados e se proteger de alguns desentendimentos. Utilizando a funcionalidade, os participantes ainda terão mais prazer em escolher as lembranças do sorteio e, com isso, garantir que essa experiência seja agradável.

Tirei o meu chefe no amigo secreto. E agora?

Tirei o meu chefe no amigo secreto. E agora?

Quando tiram o chefe ou algum superior no amigo secreto, algumas pessoas entram em desespero. Afinal, como presentear alguém tão importante para nós? Nessa situação, a melhor saída é manter a calma, segurar a ansiedade e não se empolgar. Nada de sair por aí gastando mais do que o valor que foi previamente estipulado no início da brincadeira — em vez de transmitir uma boa impressão, essa atitude pode “queimar a sua imagem”.

Caso a pessoa não seja tão próxima, o ideal é recorrer a algum produto “universal”, ou seja, aqueles itens que costumam agradar a todos os gostos em qualquer situação. Chocolates refinados, flores, canecas e agendas são boas pedidas para esse cenário. Agora, se você conhece um pouco da personalidade do sorteado, está liberado apostar em um mimo específico, mas que, ainda assim, não seja muito ousado ou exagerado.

O que é preciso considerar durante a busca pelo presente?

O que é preciso considerar durante a busca pelo presente?

Escolher o presente de amigo oculto ideal requer muita observação e paciência. Tal cuidado deve ser redobrado, especialmente, se o sorteado não incluiu os seus itens preferidos na lista de desejo ou, tampouco, trocou mensagens anônimas com você.

Para aqueles que estão sem qualquer tipo de pista, nada de desespero — há duas formas de conseguir acertar na decisão e deixar o seu colega ou parente bem contente com o mimo. A nossa recomendação é que, a partir de uma análise profunda, você tente descobrir as preferências da pessoa que foi sorteada.

Realize essa tarefa acompanhando o seu comportamento ao longo dos dias. Quando isso não for possível, analisar as redes sociais do indivíduo também pode ser uma ótima solução. Em plataformas como o Facebook, Instagram e Twitter, conseguimos, com certa facilidade, absorver informações sobre os gostos de cada um.

O segredo é ter muita paciência e, claro, um pouquinho de tempo livre para realizar essa busca de modo eficiente. Mesmo após esses truques, você não conseguiu chegar a uma conclusão? Em último caso, tente conversar com alguém que seja próximo do seu sorteado. Talvez um melhor amigo, um companheiro ou familiar possa te dar boas sugestões.

Dica bônus

Durante esse processo, procure ainda levantar algumas informações relevantes para a escolha do presente de amigo secreto. Alguns dos pontos que merecem destaque são:

  • quais os hobbies da pessoa sorteada?
  • qual a sua profissão?
  • qual a sua idade?
  • é uma pessoa tímida ou extrovertida?
  • é um indivíduo de muitos amigos ou mais reservado?
  • essa pessoa gosta de viajar ou sair para realizar refeições em lugares diferentes?
Quais os produtos são garantia de sucesso durante esse encontro?

Quais os produtos são garantia de sucesso durante esse encontro?

Até aqui, você ainda não conseguiu chegar a uma conclusão? Sem pânico! Há diversos produtos que são considerados “curingas”, ou melhor, capazes de arrancar sorrisos de qualquer pessoa — independentemente do seu estilo, idade e demais características.

A primeira sugestão, é sempre um item desejado pela maioria dos brasileiros: o chocolate. Seja qual for a ocasião, homens e mulheres adoram ganhar caixas de bombons refinados, em particular, aquelas compostas por diferentes sabores, como o ao leite, o meio-amargo, os recheados com licor, os crocantes, dentre outros. Para complementar a surpresa, invista em um embrulho bonito, atraente e capaz de encher os olhos dos participantes. Não tem quem não se empolgue!

Recentemente, muitas marcas também criaram o tal do vale-presente. Já ouviu falar sobre isso? Tal item consiste, simplesmente, em um cartão, com um valor pré-estabelecido, permitindo que o presenteado possa trocá-lo por produtos diversos em estabelecimentos específicos. Você pode, por exemplo, ir até uma loja de departamentos, escolher o seu cartão especial e entregar ao sorteado durante a troca de lembranças, garantindo assim, que ele escolha com as próprias mãos o artigo que mais lhe agrada.

Existem também aquelas pessoas que, sem nenhuma idéia sobre o que comprar, escolhem entregar uma quantia em dinheiro ao seu amigo oculto. Mas atenção: essa alternativa deve ser realizada somente quando há um valor estipulado abertamente aos participantes, fugindo assim, de situações embaraçosas. Ao doar esse montante, a pessoa também terá a oportunidade de escolher o que fazer com ele, sem que você corra o risco de gastar o seu orçamento com itens que não terão utilidade no futuro. São várias opções!

Para quem está com o orçamento apertado

Vamos abrir o jogo? O cenário econômico atual não é dos melhores — e muitas pessoas vão passar o fim do ano com o orçamento apertado. Contudo, isso não significa que você deva ficar de fora do amigo oculto ou não se divertir com os seus colegas durante as confraternizações de Natal e Ano Novo. Em vez disso, prefira apostar nos presentes baratinhos, como aqueles que podem ser produzidos pelas suas próprias mãos.

Nos últimos anos, os chamados “DIY” ou “Do It Yourself” que, traduzindo do inglês significa “faça você mesmo”, têm feito o maior sucesso entre pessoas de todos os perfis. Esse método consiste em recorrer aos tutoriais artesanais e, a partir disso, produzir presentes, itens de decoração ou qualquer outro adorno que tenha uma certa utilidade para alguém. A parte boa, é que tais itens são econômicos, excelentes para estimular a criatividade e podem carregar um grande significado — ainda mais, se o seu sorteado for alguém especial.

No universo on-line você encontrará uma infinidade de opções para arrasar no trabalho. Esse é o caso de algumas plataformas, como o Pinterest ou o Facebook, que disponibilizam ideias, técnicas e mais uma série de informações aos que desejam abraçar a ideia.

Diversos itens artesanais podem ser usados como um presente de amigo oculto. Caberá a você definir qual combina mais com o seu sorteado e pode ser produzido com facilidade. Porta-retratos, agendas personalizadas, cachecóis, almofadas de personagens famosos, porta-lápis, cartões interativos são apenas algumas das versões mais procuradas nos canais.

Se estiver achando que o mimo é um tanto simples demais, tudo bem! Como solução, considere montar um kit e incluir outros elementos em uma caixinha completa. Balas, bombons, bijuterias, bloquinhos de anotações, canetas, meias e lenços podem compor a sua produção. É uma maneira simples, porém graciosa, de mostrar o seu carinho e preocupação com o seu amigo oculto.

Viu só? Investindo nessas dicas, vai ficar bem fácil escolher o melhor presente de amigo oculto e garantir lembranças incríveis para os envolvidos nessa brincadeira. Lembre-se: para agradar ainda mais, considere visitar lojas de qualidade, de bom prestígio no mercado e que contem com uma grande variedade de produtos.

Aqui no Pátio Savassi, há diversas delas, como: Imaginarium, Leitura Mega Store, Lojas Americanas, Magnólia, Kopenhagen, Lindt, Fany Bombons e muitas outras. Uma vez nesses locais, você terá mais inspirações e conseguirá eleger o mimo com total rapidez e eficácia.Se você gostou do conteúdo e deseja acompanhar outros posts como este, aproveite e curta também as nossas páginas no Facebook, Twitter e Instagram. Nos vemos lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias: