Óculos de sol: como escolher o modelo perfeito para o seu tipo de rosto

Óculos de sol: como escolher o modelo perfeito para o seu tipo de rosto

Independentemente da época do ano, os óculos de sol são grandes aliados. Afinal, além de serem excelentes para proteger os olhos e parte da face contra os efeitos nocivos da radiação solar, eles ajudam a manter o visual sempre repaginado e com um toque extra de estilo.

De tempos em tempos, as lojas especializadas no setor nos presenteiam com uma imensidão de opções desse acessório, com variações de formatos, cores, tamanhos e por aí em diante. Mas, fale a verdade: será que você sabe como acertar na escolha dessa peça? A princípio, muitas pessoas até acreditam que é fácil encontrar a opção certeira, porém, existem alguns elementos capazes de impactar diretamente no uso do produto, como é o caso dos traços e formato da sua face.

E se a ideia é arrasar na compra e adquirir um modelo que dure muitos anos, não deixe de acompanhar o post de hoje. Durante a leitura, mostraremos como tomar a melhor decisão e se proteger. Confira!

Quais as tendências de óculos de sol estão em alta no momento?

Quais as tendências de óculos de sol estão em alta no momento?

Os óculos de sol são peças fundamentais no closet de qualquer pessoa com estilo. Ao usá-los, conseguimos garantir mais proteção para os nossos olhos e ainda manter um visual sempre marcante.

Exatamente por essa razão, algumas pessoas não deixam de investir naqueles modelos que estão em alta — ou seja, acessórios que vêm sendo usados por celebridades, influenciadores digitais e, até mesmo, por aquelas amigas estilosas e que amam se vestir bem.

Caso ainda não saiba quais são essas versões, confira abaixo os modelos que fazem mais sucesso no momento. Certamente, algum deles será o responsável por conquistar o seu closet!

Óculos de sol “gatinho”

Recentemente, muitas marcas estão resgatando para as suas coleções os elementos que fizeram sucesso em décadas passadas. O óculos de sol com formato de “gatinho” é um bom exemplo. Com uma proposta totalmente retrô e originária dos anos 1950, esse modelo conta com um design arredondado e “puxadinhos” nas pontas.

Eles podem ser encontrados em inúmeras cores, sendo a preta a mais tradicional. Já para quem gosta de usar itens mais ousados e diferenciados, há a possibilidade de investir nas versões com aplicações em pedrarias, estampas ou, até mesmo, desenhos delicados.

Óculos de sol “aviador” com lentes coloridas

Outra opção que está em alta e promete se estender pelo ano de 2020, é a dos óculos de sol com design “aviador” e lentes coloridas. Clássico e adorado por homens e mulheres, esse modelo ganhou algumas releituras com o passar dos anos — e a adição de lentes em tonalidades inusitadas é um exemplo disso.

Para seguir a novidade, procure deixar de lado as alternativas com armação prateada, preferindo os produtos compostos por materiais leves, finos e bem chamativos. De todos, os amarelos são os mais procurados, mas você também pode apostar nos rosados, azulados, avermelhados, dentre outros.

Ao usá-los, em um passe de mágica o seu look ficará com um visual mais descolado e autêntico, sendo uma ótima pedida para programas casuais.

Óculos de sol em tamanho maxi

Não é de hoje que o estilo esportivo vem aparecendo nos looks de fashionistas ao redor do mundo. Tal atmosfera, muito popular nos anos 1990, voltou para as ruas como uma maneira de deixar as produções mais estilosas e confortáveis, uma vez que dispensa o uso de salto alto, roupas coladas demais e outros detalhes, muitas vezes, causadores de incômodos ao longo do dia.

Como já era esperado, os acessórios também foram influenciados com essa proposta: pochetes, bonés e tênis esportivos voltaram a ser usados sem medo, sempre coordenados com vestimentas mais sóbrias e sofisticadas.

Fora isso, os óculos de sol passaram por uma repaginação, estando, agora, disponíveis em armações de tamanho maxi, cobrindo boa parte da face e carregando um design muito similar ao das máscaras de proteção usadas na prática de snowboard ou ski. É uma pedida extremamente estilosa, futurista e perfeita para garantir um bom conforto visual. Que tal experimentar?

Óculos de sol com armação transparente

Quem gosta de acessórios irreverentes, vai adorar os óculos de sol com armação transparente. Tendência absoluta no verão 2020, esse modelo possui um visual extremamente moderno e, ao mesmo tempo, discreto, sem pesar no look.

O mais comum, é encontrar peças que seguem essa proposta e são produzidas a partir de acetato — um material resistente a quedas e com longa durabilidade. Por conta de sua proposta clean, esse item ainda pode ser usado nos mais diversos ambientes, transitando do office, até a praia ou programas casuais no fim de semana.

Óculos de sol com visual “anos 1960”

Com a ajuda dos óculos de sol, também é possível fazer uma verdadeira viagem no tempo. O segredo? É apostar nos modelos típicos dos anos 1960, que apresentam um formato quadrado e, ao mesmo tempo, com as extremidades arredondadas.

Queridinho em décadas passadas, esse acessório é indicado para quem não se identificam com as versões muito chamativas, mas que, mesmo assim, não abre mão de usar e abusar dos elementos originais.

Nas lojas, é possível encontrar os óculos de sol “anos 1960” em diferentes cores, como as tradicionais versões em preto ou com estampa tartaruga. Como estamos falando de um produto neutro e discreto, tal proposta também fica ótima quando coordenada com brincos ou colares, fazendo com que o seu look ganhe um brilho extra e marque presença por onde passar.

Como escolher os óculos de sol ideal?

Como escolher os óculos de sol ideal?

Após se aprofundar nas principais tendências de óculos de sol para 2020, chega o momento de aprender como encontrar o modelo dos ideal. E antes mesmo de adquirir aquela versão que mais lhe chamou a atenção ou que, simplesmente, está “na moda”, é fundamental encontrar a alternativa que melhor se encaixa ao seu tipo de rosto.

Como isso pode ser feito? Simples: pegue um batom e posicione-se em frente a um espelho. Sem sair do lugar, trace o formato da sua face sobre a superfície — indo do queixo, até a linha próxima ao cabelo. Feito isso, afaste-se e observe os traços do rosto, até identificar o formato que mais se aproxima do seu perfil. Há ainda, a possibilidade de tirar uma selfie sem expressão facial e, logo em seguida, fazer essa mesma análise.

Dica bônus

Se você possui os cabelos longos, tome cuidado antes de fazer o teste. Na preparação, prenda as madeixas para que os fios não influenciem no resultado. Também é indicado remover qualquer acessório presente, como lenços, tiaras, chapéus, bonés ou brincos alongados.

Podemos dizer que existem diferentes formatos de rostos, como o arredondado, o oval, o quadrado, o de “diamante” e o “de coração”. A seguir, contamos as principais características de cada um deles.

Rosto redondo

Pessoas com o rosto redondo apresentam a largura e o comprimento da face idênticos ou muito parecidos. O queixo, por sua vez, tende a ser pequeno, arredondado e sem ângulos. A linha que delimita o cabelo da área da testa também é curvilínea.

Caso tenha se identificado com essas características, o melhor caminho é investir nos modelos de óculos de sol com ângulos. São versões quadradas ou retangulares e que conseguem harmonizar as proporções da face. Ainda é recomendado preferir as opções em que a largura do acessório seja maior que a altura. Não se esqueça!

Sugestão de modelo: armações do tipo Wayfarer.

Rosto oval

O rosto oval é definido por faces em que o comprimento é maior que a largura. Aqui, o queixo é mais arredondado e as maçãs faciais são amplas, muitas vezes, ganhando destaque na aparência. A testa também pode se apresentar maior do que o maxilar.

Inicialmente, o rosto oval conversa bem com todos os tipos de óculos de sol. Ainda assim, a dica é recorrer aos modelos incapazes de interferir em suas proporções. Quais são eles? Os acessórios sem muitos ângulos, largos e com a lente em uma altura capaz de alcançar a sua sobrancelha.

Sugestão de modelo: armações do tipo “aviador” e de gatinho.

Rosto quadrado

A largura e o comprimento da sua face são praticamente iguais? Então, é provável que você se encaixe na categoria dos “quadrados”. Visto por muitos como um formato bastante estiloso, esse tipo de face ainda apresenta o queixo amplo, a linha do cabelo reta e as maçãs e testas com as mesmas proporções.

A solução, é preferir os acessórios com armação arredondada e que fiquem posicionados alguns centímetros acima do nariz. Investindo nesse truque, o visual permanecerá harmônico e com os traços suavizados.

Sugestão de modelo: armações arredondadas de metal, opções no estilo “browline” e com tons escuros na parte superior.

Rosto em formato de coração

O rosto em formato de coração é composto por uma largura menor do que o comprimento da face, além de apresentar as maçãs bem evidentes. Nesse cenário, o queixo costuma ser a área mais estreita, enquanto a testa é larga. Tal categoria pode ser conhecida como “triângulo invertido”.

Os óculos de sol mais indicados para as pessoas com esse perfil, são os mesmos recomendados aos indivíduos com o rosto oval. Ou seja, os acessórios com design oval, retangular ou de “meio aro”.

Sugestão de modelo: armação do tipo Wayfarer, retrô e aviador.

Rosto em formato de diamante

Existe também o rosto “de diamante” — um formato raro, em que a testa e o queixo são estreitos e as bochechas bem cheias. Para contrastar com esses traços, o ideal é recorrer aos modelos de óculos de sol quadrados ou com armações do tipo oval. As alternativas sem aro também são indicadas.

Sugestão de modelo: as versões de gatinho ou retangulares com metal escurecido.

Quais os outros detalhes devem ser considerados?

Quais os outros detalhes devem ser considerados?

Não basta analisar o formato do rosto para acertar na escolha dos óculos de sol. Além desse detalhe — extremamente importante —, há outros elementos que devem ser ponderados ao longo da sua busca.

O primeiro, e mais relevante deles, diz respeito à proteção contra os raios ultravioletas. Ao adquirir um produto sem essa função, todo e qualquer indivíduo corre o risco de comprometer a visão, desenvolvendo problemas como queimaduras, cataratas e, inclusive, o câncer.

Para fugir do problema, certifique-se de que o acessório consegue bloquear, ao menos, 99% dos raios UVB e 95% dos UVA. Tente ainda experimentar o item e verificar se ele é capaz de cobrir bem a sua face, impedindo que a luz do sol entre demais pelas laterais ou por pela área de cima.

Ainda tem mais!

Se a ideia é arrematar um produto de alta qualidade e longa durabilidade, confirme se a armação conta com boa resistência e se as lentes possuem acabamento anti-riscos. Atualmente, os materiais de maior procura no mercado são:

  • acetato de celulose;
  • metal;
  • aço inoxidável;
  • madeira.
Onde comprar bons e bonitos óculos de sol?

Onde comprar bons e bonitos óculos de sol?

Não faltam opções de ótimas lojas para comprar óculos de sol. No Pátio Savassi, por exemplo, há inúmeros estabelecimentos capacitados e que atuam há anos no setor. São marcas reconhecidas, que contam com uma grande variedade de modelos e sempre colocam a qualidade de seus produtos em primeiro lugar.

Chilli Beans

É difícil falar de óculos de sol sem mencionar a Chilli Beans. Conhecida como a maior rede brasileira especializada no segmento, a marca possui uma essência jovem e descolada, mas capaz de satisfazer consumidores de todas as faixas etárias.

O seu objetivo é fazer com que o público consiga renovar o visual, mudar o comportamento e estar em constante transformação — sem que, para isso, seja preciso deixar a diversidade e o bom humor de lado.

LIVO

Quem gosta de acompanhar marcas novas e que chegaram para revolucionar o mercado, com certeza, vai adorar conhecer a LIVO. Criada com foco em design de alto nível e preço acessível, essa loja começou a operar em 2012 e, desde então, vem encantando pessoas no Brasil inteiro.

O seu propósito é divulgar o trabalho de profissionais brasileiros e reforçar o conceito artesanal, que é bastante presente em seus produtos. Vale destacar, que todos os óculos de sol da LIVO são feitos à mão e utilizando o acetato premium como matéria-prima.

Optical Express

A Optical Express é especialista em lentes de grau e óculos de sol. Em uma rápida visita, você conseguirá conferir produtos de grifes internacionais e nacionais, indo desde Rayban até Gucci ou Prada. O mesmo vale para as lentes. Como uma forma de manter a tradição, a Optical Express trabalha somente com empresas líderes no mercado mundial e que asseguram o máximo de qualidade aos consumidores.

Óticas Carol

Em busca de variedade? Conheça a Óticas Carol: uma das maiores redes de óculos de sol do país. Ao todo, a marca possui mais de 800 estabelecimentos espalhados em território nacional, oferecendo aos clientes produtos de variadas marcas, como as populares e as conceituadas.

E então, o que achou das nossas dicas sobre como escolher o óculos de sol perfeito? Esperamos que, após a leitura, tenha ficado fácil encontrar alternativas confortáveis e extremamente estilosas!Depois de aprender os principais truques para acertar na decisão, aproveite e faça uma visita no Shopping Pátio Savassi. Você encontrará as melhores lojas do país e que trabalham com alternativas para todos os gostos e bolsos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias: