7 opções práticas de lanches saudáveis para viagem

7 opções práticas de lanches saudáveis para viagem

O início e o meio do ano são períodos em que boa parte da população costuma tirar uns dias para descansar, se divertir ou, até mesmo, explorar novos destinos. E no meio dessas atividades, é importante seguir práticas que sejam prazerosas, capazes de proporcionar bem-estar e que mantenham a nossa saúde em dia. Por isso, muitos turistas estão investindo nos lanches saudáveis para viagem — uma maneira simples, porém, extremamente eficiente, de não comprometer a alimentação e conseguir aproveitar ao máximo essa aventura.

Como sabemos bem, é comum, vez ou outra, sairmos da dieta e provarmos pratos deliciosos, cheios de sabores diferenciados e suculentos. No entanto, o perigo mora no excesso, que é quando passamos dias e mais dias investindo em um cardápio nada balanceado, diferente daquele que nosso organismo está acostumado e que não contém os nutrientes próprios para fazer com que o nosso corpo funcione adequadamente.

Para fugir do problema, a solução é carregar na bolsa certas preparações práticas e equilibradas, permitindo que essa vivência se torne ainda melhor. Gostou e quer saber mais? Então, continue acompanhando o nosso material exclusivo e coloque a sua saúde em primeiro lugar!

O que é uma alimentação saudável?

O que é uma alimentação saudável?

Atualmente, muito se fala sobre a alimentação saudável. Segundo um levantamento realizado pela empresa Euromonitor, o consumo de ingredientes benéficos vem aumentando de forma considerável no Brasil, seja entre aqueles que se preocupam em manter o visual em dia, em cuidar da saúde ou, inclusive, aqueles que possuem complicações, como a intolerância ao glúten ou à lactose.

Independentemente da razão, uma coisa é fato — ao longo prazo, essa prática já será comum entre a maioria da população, e a melhor alternativa para acompanhar o movimento é entender a fundo em que consiste esse tipo de dieta. Para começar, a alimentação saudável baseia-se na ingestão balanceada de ingredientes que devem ser escolhidos não somente pelos seus sabores, mas, principalmente, pelos benefícios que seus nutrientes proporcionam ao corpo humano.

Caso você esteja cogitando abraçar a ideia, é importante ter em mente quais são os três princípios desse conceito. Veja abaixo:

  • moderação: diz respeito a não comer nem muito, nem pouco, mas sim, a quantidade exata e necessária para que o seu organismo funcione corretamente;
  • variedade: significa que será preciso escolher diferentes ingredientes para o seu cardápio diário, sempre investindo em grãos, frutas, legumes e verduras. Aqui, também é fundamental priorizar a qualidade dos alimentos consumidos;
  • equilíbrio: está relacionado a quantidade dos ingredientes, bem como a sua classificação em cada um dos grupos alimentares. Ou seja, é interessante “comer um pouco de tudo”, para que o seu corpo esteja nutrido e preparado para enfrentar os desafios do dia a dia.

A água

Não poderíamos falar de alimentação saudável, sem citar a relevância da ingestão de água. Para trabalhar corretamente, o corpo precisa receber uma certa quantidade de líquidos todos os dias, evitando o surgindo de doenças circulatórias ou problemas inflamatórios.

De acordo com os especialistas, a recomendação é beber, pelo menos, dois litros de água diariamente, assim como outras bebidas saudáveis. Esse é o caso de sucos naturais, água de coco e chás devidamente prescritos por um profissional qualificado: o nutricionista.

Qual a importância de comer bem em uma viagem?

Qual a importância de comer bem em uma viagem?

Viajar é uma experiência única. Quando passamos alguns dias longe de casa, visitando outra região, temos o costume de querer explorar a fundo o destino. Para conseguir realizar esse desejo, o caminho mais simples é degustando da culinária local que, normalmente, é composta por pratos saborosíssimos e não vistos frequentemente onde moramos.

Como resultado, passamos vários dias ingerindo ingredientes que não fazem parte de nossa rotina. Ou pior: que não apresentam grande relevância nutricional para o organismo. É justamente nesse momento, que alguns problemas podem surgir, como a falta de disposição, náuseas, vômitos, dores de cabeça e por aí em diante. Chato, né?

Dito isto, o caminho mais correto é procurar comer bem ao longo de uma viagem. Mas isso não significa que você deva deixar de lado as pizzas, massas, hambúrgueres ou outros itens típicos do local visitado. Pelo contrário, e assim como mencionamos, o ideal é apostar no equilíbrio, consumindo “de tudo um pouco” para que a sua saúde não fique no prejuízo.

E não termina aí!

Ao contrário do que se imagina, não basta comer somente ingredientes saudáveis durante uma aventura. Para fugir de incômodos e garantir total disposição, todo e qualquer viajante precisa consumir alimentos a cada 3 horas. Uma vez abraçada a ideia, será possível aproveitar inúmeras vantagens. São elas:

  • energia em alta: a energia do corpo humano é obtida por meio dos alimentos. Assim, quem passa um grande período em jejum pode ficar sem disposição, além de apresentar sintomas nada agradáveis, como fraqueza e cansaço excessivo;
  • metabolismo ativo: com a ingestão adequada de alimentos, o metabolismo fica sempre ativo, aumentando o gasto de calorias e promovendo uma sensação de bem-estar;
  • mais saciedade: ao realizar refeições a cada 3 horas, conseguimos prolongar a sensação de saciedade, prevenindo o consumo em excesso durante uma refeição, especialmente, no almoço ou jantar.

Os benefícios da alimentação saudável

Infelizmente, parte da população ainda acredita, de um jeito equivocado, que a alimentação saudável serve apenas para manter o corpo em forma. Não caia nessa! Quando um indivíduo começa a adotar um cardápio equilibrado, ele consegue aproveitar diversas vantagens, ajudando o corpo a trabalhar corretamente e se prevenindo contra algumas doenças.

Melhora do humor

Para que uma viagem seja, de fato, satisfatória, precisamos estar com a mente e o corpo saudáveis. A parte boa é que a alimentação balanceada pode te ajudar a conquistar esse resultado. Uma vez fornecendo ao organismo os nutrientes que ele precisa, ficará mais fácil diminuir as temidas alterações de humor e colaborar para o controle do “cortisol” — o hormônio do estresse.

Previne o envelhecimento precoce

Se você é uma pessoa vaidosa, saiba, desde já, que uma dieta balanceada é essencial para retardar o envelhecimento corporal — seja em relação ao nosso visual ou ao surgimento de doenças que contribuem para a diminuição da expectativa de vida.

Promove o equilíbrio hormonal

Durante toda refeição, o organismo é responsável por liberar uma série de hormônios — em quantidades que podem ser benéficas (ou não) a nossa saúde. Porém, quando comemos saudável, balanceando os carboidratos, fibras e proteínas, aumentamos as chances do corpo manter essas substâncias em níveis estáveis, ajudando a combater a obesidade, o diabetes e inúmeros outros problemas capazes de afetar diretamente o nosso conforto e qualidade de vida.

Aumenta a disposição

Quer conhecer os melhores pontos turísticos e atrações de entretenimento ao longo da viagem? Invista na alimentação saudável! Quando ingerimos os alimentos adequados, conseguimos garantir mais disposição e energia para realizar diversas atividades, tanto aquelas tranquilas, quanto os programas repletos de adrenalina. Geralmente, os indivíduos que comem mal costumam sofrer com diversos sintomas responsáveis por prejudicar um passeio. Irritabilidade, insônia e mau humor são os principais deles. Fique de olho!

Como comer saudável durante uma viagem?

Como comer saudável durante uma viagem?

Existem várias alternativas para quem deseja investir em uma alimentação balanceada durante uma viagem. Não sabe quais são elas? Confira a nossa seleção de dicas especiais!

Faça um café da manhã reforçado

A primeira refeição do dia é a mais importante. Após boas horas de descanso, o organismo precisa de fontes de energia para continuar funcionando de maneira plena e eficiente. Em uma viagem, esse detalhe é ainda mais relevante, uma vez que você precisará estar com a disposição em alta para cumprir todas as atividades programadas dentro do roteiro. Portanto, de forma alguma pule essa refeição e, se possível, invista em ingredientes que sejam ricos em fibras, sendo os cereais e as frutas os principais deles.

Não exagere

Em uma viagem, é comum cometermos um exagero ou outro — ainda mais, quando conhecemos um restaurante incrível e que oferece ao público pratos suculentos. Contudo, essa prática não deve ser frequente.

Em vez de cometer excessos ou se privar completamente, preze pelo equilíbrio. Caso tenha ingerido uma grande quantidade de alimentos durante o almoço, tente comer somente ingredientes leves no jantar, como uma salada ou frutas. Além de evitar a má digestão e o sintoma de “estômago pesado”, esse cuidado fará com que, no dia seguinte, a sua disposição continue em alta.

Faça exercícios físicos

Manter o corpo em movimento é imprescindível — até mesmo, durante uma viagem. Não é preciso frequentar a academia do hotel todos os dias, mas sim, procurar caminhar com frequência, como uma saída para eliminar as calorias e manter o metabolismo funcionando.

Antes de usar táxis, ônibus, metrôs e outros meios de transporte, considere fazer trechos curtos caminhando. Fora o benefício para a sua saúde, essa atitude é excelente para economizar. O seu bolso também agradece!

Quais as 7 opções de lanches saudáveis para viagem?

Não quer recorrer ao fast-food ou consumir muitos petiscos no seu destino? Outra possibilidade, é preparar ou solicitar lanches saudáveis para viagem. Antes mesmo de sair da sua pousada ou hotel,  monte uma lancheira, composta por itens que sejam saborosos e, ao mesmo tempo, consigam te saciar nos momentos de fome, ainda mais, no intervalo das grandes refeições.

E para facilitar a sua tarefa, separamos a seguir as 7 opções mais procuradas pelos aventureiros experientes e que, mesmo em outro território, não deixam a sua saúde de lado. Não perca!

1. Salada de frutas

Carregar um potinho de salada de frutas é sempre uma boa pedida. Na hora de montar o prato, procure incluir diferentes opções, como: morango, banana, maçã, manga, melão, abacaxi e por aí vai. Caso não queira que as frutinhas fiquem escurecidas, a sugestão é regá-las com limão. Lembre-se ainda, de deixá-las em uma bolsa térmica para que a temperatura fique sempre fresca e se possível, acrescente sementes de boa qualidade, como a chia.

2. Barrinhas de cereais

As barras de cereais integrais são extremamente práticas, de fácil acesso e são ótimas para substituir biscoitos e doces. Hoje em dia, esses produtos podem ser encontrados em supermercados e lojas de conveniência. Se preferir, ainda é possível pesquisar receitas na internet e preparar algumas antes de iniciar a viagem. Mas fique de olho! Muitas delas são recheadas de açúcares e outros ingredientes nada saudáveis. Leia atentamente os rótulos e adquira apenas as barrinhas com boa qualidade nutricional. 

3. Bolos saudáveis

É difícil encontrar alguém que não seja apaixonado por bolos. Leves e macios, eles também são ótimas opções de lanches saudáveis para viagem. Entretanto, para garantir uma versão mais equilibrada, invista nas opções produzidas com ingredientes saudáveis, como farinha integral, de mandioca ou açúcar mascavo. 

4. Mix de oleaginosas

As oleaginosas são sucesso absoluto entre aqueles que gostam de comer bem. Para consumi-las na sua viagem, considere armazená-las em um potinho, que pode ser de vidro ou plástico. Das opções mais buscadas no momento, podemos citar a castanha-do-pará, os amendoins, a castanha de caju e as nozes. E mais: se desejar acrescentar um sabor extra nessa misturinha, está liberado adicionar frutas secas, como ameixas ou damascos. Além de potencializar os efeitos dos alimentos, essa mistura é uma delícia! 

5. Palitinhos de legumes

Essa dica é simples. A sua única missão, é descascar e cortar alguns legumes em formato de palito. Em seguida, reservá-los em um pote e colocá-los em uma bolsa térmica, para que eles permaneçam sempre geladinhos. É uma forma bem eficiente para ter sempre um snack saudável por perto e não correr o risco de ingerir industrializados com muito sódio. Os legumes que melhor se encaixam nessa proposta são a cenoura e o pepino. Vamos testar?

6. Ovos cozidos

Há quem não viva sem os tradicionais ovos no café da manhã, almoço ou jantar. E a novidade, é que essa maravilha também pode servir como um dos lanches saudáveis para viagem. Nesse caso, você precisará cozinhá-los, cortá-los ao meio, temperá-los e armazená-los corretamente.

Como são fontes ricas em gordura “do bem” e proteína, eles servem para saciar a fome e manter o organismo ativo por mais tempo. Só não se esqueça de cozinhá-los no tempo certo: deixando o ovo por, pelo menos, 10 minutos em uma panela com água fervente.

7. Sanduíche natural

De todas as opções de lanches saudáveis para viagem, o sanduíche natural é a mais popular. A vantagem, é que esse snack é bastante prático e saboroso, possibilitando que cada um o monte de acordo com o seu paladar.

Para criar uma versão equilibrada, prefira usar queijo branco, pão integral e algum tipo de salada, como alface, rúcula ou tomate. Ainda é interessante incluir proteínas na receita, sendo o frango desfiado ou o atum boas saídas. Esse tipo de comidinha também deve ficar armazenado em uma lancheira ou bolsa térmica.

Onde comprar ingredientes saudáveis e de qualidade?

Onde comprar ingredientes saudáveis e de qualidade?

Muito além da preocupação em preparar lanches saudáveis para viagem, é de extrema relevância utilizar insumos de qualidade para que as suas refeições sejam, de fato, saborosas e bem aproveitadas pelo organismo. Em Belo Horizonte, por exemplo, há diversas lojas que trabalham com esses tipos de produtos e podem ser encontradas no Shopping Pátio Savassi.

Verdemar

Bastante conhecido, o Verdemar faz parte de uma rede de supermercado, também compostos por empório e padaria. Lá, é possível encontrar uma série de ingredientes saudáveis, exclusivos e produzidos por marcas nacionais e importadas que são referências no setor alimentício.

TeaShop

Para quem gosta de chá, a TeaShop é o lugar certo. Considerada a maior rede de Chás Gourmet do Brasil e Espanha, a loja atua há mais de 27 anos no mercado e possui produtos artesanais de altíssima qualidade.

Marietta

Dependendo do tipo de viagem que está planejando, uma excelente pedida é dar uma passadinha no Marietta! Lá você encontra sanduíches incríveis e para todos os gostos, como o de salmão defumado com salada, frango com guacamole, mix de berinjela com tofu (vegano), entre outras inúmeras opções. Além de, claro, sucos com combinações deliciosas e preparados com ingredientes fresquinhos e selecionados.  

Com essa leitura, não há mais desculpas: você já está preparado para aderir aos lanches saudáveis para viagem e garantir momentos incríveis em qualquer lugar do mundo. Um arraso! E após conhecer tudo sobre o assunto, aproveite 5 dicas para quem quer viajar sozinho e conhecer o Brasil. Vale a pena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias: