Dicas de maquiagem para os olhos: aprenda a deixar o seu olhar poderoso!

Dicas de maquiagem para os olhos: aprenda a deixar o seu olhar poderoso!

O post de hoje é especial para as meninas que não abrem mão da sombra, do rímel e do delineador: separamos algumas dicas de maquiagem para os olhos que ajudarão você a arrasar em qualquer situação!

Normalmente, quando montamos a nossa produção do dia a dia, temos o costume de dar atenção apenas ao batom, blush e corretivo — deixando de lado um dos pontos mais importantes de uma make caprichada: o nosso olhar. E ao contrário do que se imagina, não basta apenas aplicar uma máscara de cílios ou iluminar as pálpebras. É preciso conhecer bem quais são as técnicas indicadas para os seus traços. Com esse cuidado, o seu olhar ficará ainda mais realçado e com aquele toque misterioso.

E aí, animada para descobrir tudinho sobre o assunto e nunca mais errar no visual? Então, acompanhe a leitura, anote as dicas e faça com que os seus olhos fiquem super poderosos!

Dica #1: identifique o formato dos seus olhos

Assim como acontece na moda, o universo da beleza é composto por várias particularidades. Nestes dois mundos, podemos dizer que há um segredinho em comum: o autoconhecimento. Quando conhecemos o nosso gosto e as principais características do nosso corpo, temos mais facilidade para acertar em cheio, seja na produção do look ou na criação de uma make incrível.

E ao falamos sobre dicas de maquiagem para os olhos, essa ideia permanece a mesma, viu? Antes de sair por aí pesquisando truques e técnicas profissionais para valorizar o olhar, é fundamental que você identifique os seus traços e descubra o tipo de produção que melhor combina com o seu perfil.

Caso não saiba por onde começar, pode ficar tranquila! A seguir, contaremos um pouco sobre os formatos de olhos mais comuns, bem como, as maquiagens recomendadas para cada um deles. Espia só:

Para quem tem os olhos pequenos

Meninas que possuem os olhos menores, costumam usar e abusar da make para fazer com que eles pareçam maiores. Contudo, sabemos que esse processo é um tanto desafiador já que, quando feita da maneira errada, a maquiagem pode causar o exatamente o efeito contrário — ou seja, o seu olhar corre o risco de parecer menor ainda.

Mas a boa nova, é que o universo da beleza é muito variado e sempre há um truquezinho capaz de reverter qualquer a situação. Aqui, existem dois produtos que — jamais — podem faltar na nécessaire de quem possui os olhos pequenos: o rímel, ou máscara de cílios, e o lápis de olho nude.

O primeiro item deve ser aplicado várias vezes ao longo da produção. A ideia é que os cílios fiquem bem alongados e com o volume de dar inveja! Já o segundo, serve para destacar a linha d’água inferior e pode ser usado, inclusive, junto com o lápis de tonalidade escura, como o preto ou o marrom.

Para quem tem os olhos grandes

De um lado, estão as meninas que fazem de tudo para aumentar o olhar. Do outro, há aquelas que vivem em busca de técnicas de maquiagem capaz de diminuí-los — estas são as mulheres de olhos grandes.

Nesse caso, a recomendação é que os produtinhos de tonalidades escuras sejam priorizados. Máscara de cílios power, lápis de olho marcante e sombras em preto, chumbo ou azul-marinho são excelentes alternativas para criar o efeito de profundidade no olhar.

Quer ver só um exemplo? Na hora de aplicar o lápis de olho ou delineador na região, procure fazer um traçado mais espesso do que o normal. Também é importante tomar cuidado para que o traço fique retinho e bem rente aos cílios,  evitando causar o efeito contrário. Combinado?

Maquiagem olhos grandes

Para quem tem os olhos mais fundos

Mulheres com o olhar fundo são aquelas que apresentam as pálpebras escuras e a região do côncavo mais aparente. Se identificou com essa categoria? Se a resposta foi “sim”, a nossa dica é que você aposte — todas as suas fichas — nos efeitos capazes de iluminar os olhos.

Primeiro, comece evitando as sombras e demais cosméticos que apresentem cores muito escuras e intensas. Tais produtinhos devem ser usados com muita cautela, somente para marcar a área do côncavo, se necessário. As maquiagens esfumadas, muito comuns em eventos noturnos, devem ser realizadas com tonalidades clarinhas, nunca se esquecendo de aplicar um bom iluminador na parte interna dos olhos.

Outro detalhe que merece a sua atenção diz respeito ao uso do delineador. Procure realizar somente traços bem finos, que comecem no cantinho interno do olho e engrossem, de forma sutil, conforme vão alcançando a parte externa. Finalize a produção com um lápis de olho branco (ou nude), que deve ser aplicado na linha d’água inferior, fazendo que o seu olhar fique mais aberto e destacado. Super fácil!

Para quem tem os olhos caidinhos

Os olhos caídos são aqueles que possuem o cantinho externo da parte inferior um tanto mais caído do que o habitual. Em geral, as meninas com esses traços procuram métodos de maquiagem capazes de levantar o olhar e camuflar esse detalhe.

A vantagem é que disfarçar essa característica é muito fácil e tudo o que você precisará fazer é aplicar uma sombra de tom escuro no canto externo. Depois, faça um esfumado levinho, sempre puxando o pincel em direção à sobrancelha. O movimento pode ser comparado, inclusive, ao que fazemos para criar o clássico delineado de gatinho. É mamão com açúcar!

Para quem tem os olhos separados

Como o próprio nome sugere, os olhos separados são aqueles que apresentam um afastamento maior do que estamos acostumadas a ver. Divas internacionais, como Rihanna e Kate Moss são algumas das mulheres que carregam esses traços.

Para driblar o efeito, você precisará apostar na técnica do esfumado, que deverá cobrir toda a pálpebra com uma única tonalidade. Feito isto, eleja outro tom — mais escuro e intenso — para ser aplicado no côncavo e também no canto externo dos olhos.

E tem mais: uma sugestão bacana, é deixar de lado o delineado de gatinho, sempre dando preferência aos traçados mais precisos e menos alongados, que são os grandes responsáveis por transmitir a ideia de que os olhos estão distantes.

Para quem tem os olhos asiáticos

Essa é fácil de identificar: os olhos asiáticos! Muito frequente em pessoas com descendência oriental, esse olhar pode ser dividido em dois tipos:

  • os olhos asiáticos com as pálpebras lisas;
  • os olhos asiáticos com as pálpebras caídas.

Para essas meninas, a dica #1 é evitar o uso de sombras muito claras abaixo da sobrancelha. Do contrário, o produto fará com que a sua pálpebra ganhe ainda mais destaque — o que não é legal.

Também é válido fugir dos delineados grossos demais, sabe? Isso porque, esse formato de pálpebra costuma ser bem pequena e, caso essa área seja mais caída, o traçado grosso dará a impressão de desequilíbrio no look. Toda atenção é pouca!

Por outro lado, esse tipo de olhar conta com uma vasta cartela de possibilidades. Por exemplo: você pode apostar sem medo nos cílios postiços volumosos, que são ótimos para aumentar os olhos, ainda mais, se os seus fios forem curtos e fininhos. Só tome cuidado para não utilizar cílios muito volumosos e acabar criando um visual um tanto over.

E aí, curtiu? Veja abaixo, outros truques excelentes para valorizar ainda mais o seu formato de olho:

  • degradê colorido;
  • lápis nude na linha d’água;
  • iluminador no cantinho interno do olho;
  • côncavo fechado.

Para quem tem os olhos próximos

Por último, estão as meninas que possuem os olhos próximos. Em outras palavras, eles estão localizados distantes das têmporas e bem perto do nariz. Esse tipo de olho ainda costuma ser mais curtinho, causando a impressão de que é pequeno.

Caso você identifique essa característica, o truque é investir no uso de sombras claras e também escuras, uma vez que essa mistura de tonalidades conseguirá transmitir a ideia de que os seus olhos estão mais distantes um do outro. Lembre-se: as opções escuras devem ser aplicadas no canto externo, já as claras, na área interna, com a finalidade de iluminar a região.

Quer conhecer mais uma técnica fantástica? Aposte no degradê, feito com tons mais claros na parte interna e tonalidades escuras no fim da pálpebra. Fica lindo demais!

Maquiagem olhos próximos

Dica #2: aprenda a passar sombra corretamente

Como foi possível notar, as sombras estão presentes nas dicas de maquiagem para todos os formatos de olhos. Não é para menos: ao utilizar esses produtinhos mágicos, conseguimos, instantaneamente, conquistar aquele olhar marcante, poderoso e que transborda feminilidade.

A princípio, você pode até imaginar que não há nenhum segredo para aplicar uma sombra corretamente nas pálpebras, não é mesmo? Grande engano! Embora seja uma técnica super simples, essa etapa exige atenção em alguns pontos básicos e que, sem dúvida, farão toda a diferença no resultado da sua produção. Conheça os principais:

É possível passar a sombra com o dedo?

Vamos falar a verdade: com o estilo de vida moderno, a nossa agenda está, a cada dia, mais cheia. Por isso, são raros os dias que temos um bom tempo livre para montar aquela make caprichada e com aparência de profissional.

Quando acordamos na correria para ir ao trabalho, por exemplo, temos o costume de aplicar a sombra com os nossos próprios dedos, dispensando completamente o pincel. Mas afinal, essa prática é correta ou não?

Respondemos: não há problema algum em passar a sombra com o dedo, desde que a sua produção seja rápida e simples. O mesmo não vale para as meninas que estejam em busca de um visual mais elaborado. Nessas condições, a recomendação é investir em pincéis próprios para essa função, e que são exclusivos para criar o efeito esfumado ou fazer o degradê.

Como deixar a cor da sombra mais chamativa?

Sabe quando escolhemos uma sombra de tonalidade belíssima, mas que, no fim das contas, apresenta pouca pigmentação? A solução é pingar algumas gotas de água na sua paleta ou, até mesmo, deixar o pincel (ou dedo) bem úmido antes de aplicar o produto na pele. Investindo nesse truque de beleza, você conseguirá realçar não somente a cor da sombra, mas também o seu brilho e poder de fixação.

Contudo, não se esqueça de alguns pontos importantes antes de mergulhar de cabeça nesse segredinho. O primeiro, é usar o método, preferencialmente, nos eventos noturnos, que pedem por um visual mais intenso. O segundo, por sua vez, é não seguir essa ideia caso esteja pensando em esfumar os olhos — para isso, as sombras sequinhas são mais indicadas.

Onde encontrar sombras bacanas?

O mercado da beleza é extremamente vasto no Brasil. Todos os meses, mais e mais mulheres adquirem produtos para dar aquele up no visual e, claro, deixar a autoestima lá nos céus.

E para conseguir alcançar o resultado de uma make impecável, é sempre bom investir em uma paleta de sombras, que é composta por várias tonalidades e consegue agradar a todos os gostos. No país, são muitas as lojas que oferecem esse tipo de produto ao consumidor final, sendo as principais:

  • M.A.C: marca internacional, com sombras extremamente pigmentadas e em cores variadas. É a preferida dos profissionais da área;
  • Quem Disse Berenice: marca jovem, nacional e com maquiagens por um preço mais acessível;
  • Natura: marca tradicional no país. Lá, você encontrará opções de sombras para mulheres de todos os gostos e idades;
  • The Beauty Box: é a melhor alternativa para quem está em busca de maquiagens de marcas internacionais variadas. Você também pode encontrar pincéis, demaquilantes e outros produtos essenciais.
  • O Boticário: A tradicional Boticário também oferece uma completa linha de perfumes, maquiagens, cosméticos, produtos de beleza e presentes. 
Onde encontrar sombras bacanas?

Dica #3: cuide da sua sobrancelha

De uns tempos para cá, as sobrancelhas ganharam um hiper destaque no mercado da beleza. Hoje, não é difícil encontrar meninas que estejam investindo em procedimentos estéticos capazes de realçar esses pelinhos do rosto, como é o caso da micropigmentação fio a fio.

Mas, neste post, não viemos falar sobre essas técnicas, e sim, em como valorizar a sua sobrancelha utilizando apenas a boa e velha maquiagem. Siga o nosso passo a passo e brilhe muito:

Passo 1: sobrancelha bem marcadinha

Se nos anos 1990 a moda era ostentar sobrancelhas finíssimas, neste ano, a tendência é completamente oposta. A bola da vez é manter os fiozinhos do rosto bem marcados e volumosos.

E alcançar esse efeito é bem fácil: você só precisa utilizar um lápis de olho, uma sombra e um pincel da mesma tonalidade que os seus pelos. Em algumas lojas especializadas, ainda é possível encontrar lápis específicos para essa área do rosto, proporcionando um efeito ainda mais natural.

Passo 2: iluminador sempre

Outro item obrigatório na nécessaire de quem deseja realçar a sobrancelha, é o lápis iluminador. Ao ser aplicado na linha abaixo dos pelos, esse produto consegue dar mais destaque ao design, levantar o olhar e disfarçar os novos fios que estão nascendo.

Passo 3: sobrancelhas penteadas

Além de realizar o design de sobrancelha em um lugar capacitado no assunto, considere pentear os pelinhos todos os dias. Essa prática, quando feita com frequência, é excelente para promover a eliminação de células mortas e estimular a circulação da região, permitindo que os pelos cresçam mais fortes e rapidamente.

Sobrancelhas penteadas

Dica #4: conheça as tendências de delineado para 2019

Para encerrar as nossas dicas de maquiagem para os olhos, que tal descobrir quais são os tipos de delineado que estão fazendo sucesso na atualidade? Para 2019, há uma infinidade de tendências bombando entre as blogueiras, fashionistas e celebridades — e só falta você embarcar nessa também.

Delineado de gatinho

Esse traçado nunca sai de moda. Apesar de não ser, de fato, uma novidade, a técnica voltou com tudo para as produções mais sofisticadas e descoladas por aí. Aposte no delineado de gatinho tradicional preto ou inove com um delineador coloridão.

Delineado com glitter

Quem gosta de um brilho vai amar essa tendência: a do delineado com glitter. É isso aí! Com um toque urbano e perfeito para cair na noite, esse tipo de traçado pode ser feito tanto com um delineador brilhante, quanto com um lápis de olho bem pigmentado e com glitter. Dourado, prateado, azul ou rosa. Você é quem manda!

Delineado geométrico

Se você nunca ouviu falar no delineado geométrico, está na hora de se atualizar! Inspirado no clássico “de gatinho”, esse traçado carrega um toque mais moderno e, claro, gráfico. As meninas que investem nessa ideia costumam realizar traços de linhas retas e formatos ousados, como os triângulos suspensos, bem pertinho da área do côncavo. Vai encarar?

E então, o que achou das nossas dicas de maquiagem para os olhos? Acredita que vai conseguir levar as nossas recomendações para o seu dia a dia? Comente no post e divida a sua opinião com a gente!

Para conferir cosméticos incríveis e de altíssima qualidade, considere também fazer uma visitinha no Shopping Pátio Savassi. As lojas de make mais badaladas do país estão esperando por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias: