Dicas de moda masculina: fique por dentro das maiores tendências

Já faz um tempo que o universo fashion deixou de pertencer apenas às mulheres. Atualmente, os rapazes que se preocupam em manter o visual em dia, vivem em busca de dicas de moda masculina, seja para atualizar o closet ou acertar na produção de um evento importante.

São homens de todas as idades e variados estilos, que sempre estão por dentro das últimas tendências e, inclusive, estão mega exigentes — não se apegando apenas à marca de uma roupa, mas também, preferindo adquirir produtos confortáveis, estilosos, de excelente qualidade e longa durabilidade.

E foi justamente pensando nesses consumidores, que decidimos criar o post de hoje. Para ajudá-lo a viver sempre bem arrumado e com a autoestima nos céus, reunimos sugestões valiosas para deixar os seus looks ainda mais interessantes. Siga a leitura e fique ligado!

A evolução da moda no mundo masculino

É comum que, ao falarmos sobre moda, tenhamos o costume de, automaticamente, relacionar esse assunto às mulheres. Durante um longo período, acreditou-se que somente o público feminino era vaidoso, se preocupava com o visual e adorava desfilar com looks estilosos. No entanto, basta fazer uma breve análise sobre a relação dos homens com as roupas, para perceber que essa ideia, simplesmente, não passa de uma ilusão.

Antigamente, quem dominava esse segmento do mercado eram as mulheres, é verdade. Enquanto os homens tinham a obrigação de trabalhar para “sustentar o lar”, cabia às donzelas o dever de cuidar da casa e da beleza. Porém, logo no início do século XX, o terno foi integrado ao closet masculino. Durante o período, outros elementos também foram sofrendo algumas adaptações, como é o caso do chapéu — que recebeu designs diferenciados.

Mas foi a partir dos anos 1950, que a moda masculina começou a ganhar notoriedade entre o público. O motivo? Simples: a década foi marcada pela ascensão de grandes ícones do cinema hollywoodiano, como Marlon Brando e James Dean. Essas estrelas foram responsáveis por levar às ruas produções compostas por camisetas, peças de alfaiataria, jaqueta de couro e muita calça jeans. Foi a primeira vez que a indústria cultural conseguiu atingir os homens e fazê-los usar os mesmos trajes de seus ídolos.

Junto com essa mudança, o Rock começou a ganhar força nas rádios. Com ele, novos astros, como o “rei” Elvis Presley, apareceram vestidos com os mesmos trajes usados no cinema e ajudaram a intensificar esse estilo que, de um modo geral, tinha o objetivo de transmitir originalidade e rebeldia.

O mais interessante é que, de lá para cá, cada década foi marcada por um tipo de tendência. Nos anos 1960, por exemplo, os rapazes eram influenciados pelo vestuário dos Beatles, com muitas roupas bordadas, coloridas, calças com modelagem boca de sino e estampa em tie dye. Os anos 1980 não ficaram para trás. A década foi marcada pela ascensão do rap no meio musical e, logo, muitos homens apareceram vestindo trajes bem largões e vários acessórios — colares longos, óculos de sol, pulseiras e colares são alguns deles.

Nos anos 1990, foi a vez do grunge falar mais alto, sendo o período muito lembrado pelo uso do tênis All Star, calça jeans destroyed, camiseta com estampa de banda e camisa de flanela xadrez. Ou seja, há praticamente, 100 anos, os rapazes possuem uma forte ligação com a moda, mesmo que de forma indireta e não tão explícita quanto as mulheres.

A importância da moda para os homens

A importância da moda para os homens

Muito além de servir apenas para nos proteger do frio, dar conforto no verão ou fazer com que o nosso visual fique “apresentável” em qualquer compromisso, a moda é uma questão de identidade. Ao vestir as peças que mais gostamos — e nos identificamos — temos a chance de transmitir para o mundo um pouco da nossa personalidade.

Se as mulheres já fazem isso há um bom tempo, não seria diferente com os homens. Várias figuras públicas, como as estrelas da música e do cinema, escritores e, até mesmo, políticos, usam e abusam do uso correto das roupas para criar uma imagem forte, marcante e poderosa aos olhos do público.

Além de expressar a nossa identidade, é por meio dos looks que conseguimos nos encaixar em diversos grupos. Pare e pense por alguns segundos: é provável que, tanto você, quanto os seus amigos, se vistam de forma similar. Correto? Isso acontece, porque o uso das roupas também permite que as pessoas se identifiquem e se aproximem de indivíduos com gostos em comum, formando assim, as chamadas tribos.

Para notar esse fenômeno, não precisamos ir muito longe. Basta caminhar por grandes metrópoles, como São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte, e você conseguirá observar executivos, hipsters, rockers e pessoas com o visual alternativo sempre caminhando juntas.

E não vá pensando que acaba por aí, viu? Além de todas essas possibilidades, a moda ainda permite que o indivíduo consiga mostrar o seu poder aquisitivo, com o uso de roupas ou acessórios de grife. É bem interessante!

Dicas de moda masculina: saiba identificar o seu estilo!

Dicas de moda masculina: saiba identificar o seu estilo!

Todo mundo tem o seu estilo próprio de se vestir — e você já deve ter reparado nisso. De nada adianta seguir as principais tendências de moda se, no fim das contas, elas não condizem com a sua personalidade ou, tampouco, conseguem transmitir para o mundo um pouquinho da sua essência.

Quando isso acontece, não tem jeito: ficamos inseguros e extremamente desconfortáveis com o nosso visual — algo que pode atrapalhar, inclusive, as nossas realizações pessoais e profissionais. Para evitar que esse erro seja cometido, o ideal é partir para o autoconhecimento. É isso aí! Se conhecer, saber do que você gosta e o que te deixa mais confortável é o caminho para o sucesso.

Pensando em te dar uma “mãozinha” nessa tarefa, mostraremos abaixo os principais padrões masculinos na moda, definidos a partir de muitos estudos de comportamento. Descubra em qual deles você se encaixa:

Estilo clássico

Quando o assunto é moda masculina, os rapazes que se identificam com o estilo clássico tendem a ser mais conservadores. Eles não são apegados às tendências do setor e, raramente, são vistos vestindo peças ousadas ou chamativas demais.

Inclusive, esses homens apresentam uma personalidade mais reservada, sendo bastante sérios e organizados. As suas roupas são de altíssima qualidade — e eles quase nunca compram por impulso.

Peças em alfaiataria, recortes retos e ombros marcados são características fortes desse padrão. O que mais importa para eles? Roupas de tonalidades escuras, camisa social branca, calça de alfaiataria, ótimos jeans, além de sapatos pretos.

Estilo esportivo

Os homens que seguem o estilo esportivo de se vestir são aqueles que não abrem mão do conforto e da praticidade. Em geral, essas pessoas ficam mais à vontade em eventos despojados e entre amigos, também considerados “casuais”.

Esses rapazes estão sempre vestindo roupas produzidas a partir de tecidos naturais, como o algodão, deixando de lado os modelos com muita estampa e brilho. Entre as peças que nunca faltam em seu closet estão a calça jeans, camisetas diversas e tênis com o solado mais baixo.

Estilo dramático e moderno

Esse é um tipo de produção para quem adora unir elegância e tradição. O estilo dramático e moderno é aquele que está sempre por dentro das últimas tendências de moda e carrega um visual urbano.

Mas isso não significa que esses rapazes vestem apenas roupas modernas e descoladas. Pelo contrário: eles não abrem mão de roupas formais, que são excelentes para adicionar um toque de drama às suas composições. Estampas geométricas, blazers com linhas retas, cores escuras, tênis e acessórios exagerados fazem parte dessa categoria.

Estilo sexy

Os homens adeptos do estilo sexy costumam apresentar um tipo físico grande e são bem musculosos. Eles também são bem vaidosos, gostam de cuidar do cabelo, do corpo e, claro, do vestuário.

Por isso, na hora de escolher uma peça de roupa, sempre preferem as versões mais justas ao corpo e capazes de valorizar os seus braços e tronco, como as camisetas e tricôs com gola profunda.

Diferente dos rapazes clássicos, estes gostam de ousar e não se importam em adquirir roupas com brilhos e texturas diversas, sendo a jaqueta de couro, coturnos, botas e acessórios metalizados os elementos mais utilizados.

Estilo romântico

Se você imaginava que o estilo romântico era uma exclusividade do mundo feminino, saiba que está muito enganado! Na moda masculina, esse padrão pode ser encontrado facilmente, sendo caracterizado por produções mais delicadas, com muitas tonalidades suaves e recortes desestruturados.

Os rapazes que curtem se vestir dessa forma são gentis, simpáticos e sabem — muito bem — como usar o guarda-roupa a seu favor.

Eles prezam por roupas com estampas florais, roupas de alfaiataria em tons pastéis, shorts e bermudas de comprimento curto e acessórios clássicos e atemporais. Gravata borboleta, lenços e óculos redondos são alguns deles.

Conheça as últimas tendências e escolha a sua preferida

Conheça as últimas tendências e escolha a sua preferida

O mercado de moda masculino está crescendo em grande escala. E não é para menos: aos poucos, os homens estão deixando para trás a ideia de que “cuidar do corpo e da imagem” é algo exclusivo das mulheres.

Eles estão cada vez mais interessados em usar looks elegantes, estilosos e seguir as principais novidades do setor. Para satisfazer essa nova demanda, as grandes marcas — nacionais e internacionais — não estão medindo esforços em lançar coleções originais e criar tendências.

Em 2019, isso não diferente e já podemos notar uma série de elementos que estão dominando o closet — e a mente — de rapazes de diferentes estilos e idades. E aí, bora descobrir quais são essas novidades? Olha só:

Jeans + jeans

O jeans é um material democrático. Ou seja, ele consegue agradar pessoas de todos os gêneros, estilos e tipos físicos. No closet masculino, ele é figurinha marcada e, frequentemente, surge em calças, bermudas, camisas e, até mesmo, nos acessórios.

Desta vez, o denim aparece em produções todinhas em jeans, como é o caso da calça + camisa. Para fazer com que o visual fique ainda mais original, vale apostar em diferentes lavagens do tecido, variando entre as mais claras e escuras, com acabamento destroyed ou não. É uma combinação casual, mas que pode ser usada em diferentes ocasiões — do office até o barzinho com a galera.

Blazer com camiseta

As peças de alfaiataria estão fazendo o maior sucesso nas ruas — e o blazer é uma delas. De uns tempos para cá, o modelo saiu dos espaços corporativos e passou a marcar presença em ocasiões casuais, como aquele almoço com os amigos ou, inclusive, um festival musical no fim de semana.

Uma maneira muito simples de adicionar esse traje às suas produções é utilizar o blazer com uma camiseta básica por baixo. A única recomendação é sempre usar camisetas de algodão, sem estampas e em tons neutros. As versões em branco, cinza, preto e azul-marinho são excelentes.

Não sabe onde encontrar um blazer bonito e de qualidade para montar a produção? A gente te ajuda. Nas renomadas lojas Ellus e Brooksfield, por exemplo, é possível adquirir peças belíssimas, com recortes modernos e tecidos de primeira. Experimente!

Peças oversized

Outra novidade (não tão nova assim) que está dominando o guarda-roupa dos homens, são as peças oversized. Para quem não sabe, esses modelos, nada mais são, do que roupas bem longas e largas, transmitindo a impressão de que foram compradas em uma numeração maior do que aquela que você geralmente usa.

A onda do oversized é inspirada na moda dos anos 1980 e 1980, e pode englobar desde jaquetas, blazers e camisetas, até calças e bermudas. Das peças mais utilizadas pelos rapazes na atualidade, estão as jaquetas jeans grandonas, que ficam excelentes quando usadas com calça de denim, gorro, tênis e cachecol.

Curtiu e quer abraçar essa ideia? Dê um pulinho na Renner e, com certeza, você achará modelos incríveis!

Pochetes para todos os gostos

Foi-se o tempo em que a pochete era considerada um acessório cafona. Hit absoluto desde 2017, esse item, super descolado, ganhou um visual mais urbano e pode ser utilizado de diferentes maneiras em uma produção: na cintura, no ombro ou transpassada no tronco.

Tudo começou com o desfile de grifes internacionais renomadas, como Balenciaga e Supreme, fazendo com que o produto conquistasse de vez o gosto de homens e mulheres.Em lojas de departamento, como é o caso da Forever 21, você encontrará modelos discretos, extravagantes e bem ousados. Para os homens, as opções mais práticas e versáteis são as em couro, que combinam com jeans, jaquetas bomber ou um blazer bem alinhado — para os adeptos ao estilo dramático e moderno.

Tênis esportivos

Tênis esportivos

Para fechar com chave de ouro as nossas dicas de moda masculina, os tênis esportivos não poderiam ficar de fora. Com o solado grosso, um ar vintage e pegada oversized, os modelos esportivos estão bombando graças ao retorno dos anos 1990 para a moda.

A tendência teve início em 2017 e, desde então, tem permanecido firme e forte nas produções dos rapazes mais estilosos por aí. O grande diferencial, é que para usar um calçado com visual esportivo, você não precisa, necessariamente, vestir roupas que seguem o mesmo padrão.

A ideia é criar looks variados, sempre investindo no mix de estilos. Quer ver só? Em um look casual, o tênis esportivo pode ser combinado com as seguintes peças:

  • calça jeans;
  • blazer oversized;
  • sobretudo;
  • jaqueta puffer;
  • parka;
  • moletom;
  • camiseta de algodão;
  • camisa de flanela.

Encontrar lojas com boas opções de marcas e modelos é fácil. Uma delas é a Centauro, que está presente em várias cidades do país e trabalha com grandes nomes do mercado esportivo. Vale a pena!

E aí, o que achou das nossas dicas de moda masculina? Esperamos que, após a leitura, tenha ficado mais fácil identificar o seu estilo e encontrar as tendências que mais combinam com o seu perfil.Para conferir novidades fresquinhas e de altíssima qualidade, aproveite também para fazer uma visita ao Shopping Pátio Savassi. Há lojas para todos os gostos — e bolsos — esperando por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias: