Depilação a laser: saiba se o tratamento é indicado para você

Depilação a laser: saiba se o tratamento é indicado para você

É raro encontrar alguém que não goste de se cuidar. Seja na hora de escolher roupas novas, adquirir cosméticos revolucionários ou, até mesmo, recorrer aos tratamentos estéticos — a maioria das pessoas está sempre correndo atrás de alternativas capazes de unir a beleza e o bem-estar em um único lugar. É justamente aí, que a depilação a laser começou a fazer sucesso, especialmente, entre quem está em busca de um método eficiente para eliminar os pelos do corpo.

Ao investir no tratamento, é possível acabar com boa parte desses fios, desde aqueles localizados nas axilas, no rosto, nas pernas, até os presentes na região íntima. E o melhor ainda está por vir: de acordo com o método escolhido, o tratamento pode ser definitivo e contornar qualquer incômodo que o indivíduo possa estar passando por conta desses detalhes ou outros métodos depilatórios.

Mas afinal, você sabe quais são os principais tipos de depilação a laser disponíveis no mercado? Ou então, quais deles são os mais indicados para o seu caso? Se respondeu “não” para alguma dessas perguntas, continue com a gente. No decorrer do post, explicaremos melhor sobre o assunto e contaremos dicas que farão toda a diferença na sua experiência. Confira!

O que é depilação a laser

O que é depilação a laser

Se você faz parte do time que possui pelos grossos, escuros e, até mesmo, rebeldes espalhados por várias áreas do corpo, é provável que já tenha ouvido falar na famosa depilação a laser. Para muitas pessoas, esse processo tem sido bastante libertador, já que, após algumas sessões, é possível eliminar até 100% dos fios localizados em cada região.

E com o avanço da tecnologia, tal alternativa está cada vez mais comum e moderna, sendo possível encontrar equipamentos e métodos próprios para quem tem a pele negra, outros para as peles bronzeadas de sol e por aí em diante. Ou seja, todos podem se beneficiar com essa modalidade.

Embora muito conhecida entre a população, existe uma parcela que desconhece como essa técnica funciona. Para solucionar de vez essas dúvidas, vamos explicar: a depilação a laser é um tratamento estético que tem, basicamente, a finalidade de acabar com os pelos presentes nas mais variadas áreas do corpo humano.

Nesse caso, um profissional especializado utiliza uma máquina de laser específica para essa finalidade. Uma vez em ação, tal aparelho será o responsável por emitir uma onda de energia, gerando calor e atingindo o local exato onde os fios se desenvolvem. Imediatamente, essa estrutura será danificada, fazendo com que o pelo seja eliminado ou tenha o seu crescimento retardado.

Por outro lado, os fios que não conseguem ser eliminados durante a sessão, passam a crescer de forma lenta, além de apresentar um aspecto mais claro e fino, tornando-se, aos poucos, imperceptíveis. Segundo especialistas da área, quanto mais grosso e escuro for o fio, melhor será o resultado do tratamento. Interessante, não é?

Os detalhes das sessões

Para realizar a sessão corretamente, o profissional precisará limpar completamente a pele que passará pelo processo. Essa higienização é feita com álcool e serve para eliminar qualquer presença de oleosidade ou resíduos de cremes corporais.

O segundo passo é remover os pelos da área, geralmente, com uma lâmina de depilação. Desse modo, o laser terá mais facilidade para atingir o bulbo piloso e garantir um efeito extremamente satisfatório ao fim do procedimento. Com todos esses detalhes concluídos, a sessão já pode começar.

Após depilar cada área, pode ser que o terapeuta responsável faça o resfriamento da pele. Para tanto, é possível seguir vários caminhos, como a aplicação de gelo, sprays ou, inclusive, o chamado gel frio. Há ainda, alguns equipamentos modernos e que contam com uma ponteira exclusiva para essa função, proporcionando um resfriamento imediato após os disparos da máquina.

Os tipos de depilação a laser usados na atualidade

Os tipos de depilação a laser usados na atualidade

A princípio, acredita-se que existe apenas um tipo de depilação a laser. Mas não se engane! Esse segmento do mercado é um dos que mais se desenvolvem e, hoje em dia, há alternativas distintas, com resultados variados e que são indicadas para diferentes quadros. Conheça abaixo as principais.

Laser Alexandrite

É um procedimento pode ser realizado em diversos tipos de fios, inclusive, para quem possui uma pele e pelos claros e que deseja eliminar os fios de regiões como as axilas e buços. Podemos dizer que essa opção conta com ondas de, aproximadamente, 755 nanômetros, tendo como objetivo principal a atração da melanina, atingindo assim, a camada intermediária da derme.

A recomendação é que os clientes não invistam no método caso estejam bronzeados, já que esse detalhe pode aumentar o risco de queimaduras. O número de sessões necessárias também pode oscilar, chegando a cerca de 6 para obter o efeito desejado.

Laser SoftLIGHT

O SoftLIGHT é um laser de baixa intensidade, sendo recomendado para o tratamento de peles sensíveis, uma vez que não é capaz de comprometer os tecidos mais vulneráveis. Por essa razão, é um procedimento que também dispensa a utilização de anestésicos, principalmente, porque atua eliminando os folículos de maneira progressiva.

Em boa parte dos casos, o tratamento exige a realização de 3 a 5 sessões e os seus efeitos costumam surgir em até 15 dias após a primeira realização.

Laser Soprano XL

Método indicado para todos os tipos de pele, podendo ser usado tanto para depilar áreas delicadas, quanto outras mais comuns, como a perna, as costas e o braço. Durante o seu funcionamento, o equipamento utiliza uma espécie de sistema de refrigeramento, agindo de modo localizado e emitindo a energia do laser em pontos específicos.

Dessa maneira, é possível conquistar um procedimento bem menos doloroso, rápido e excelente para impedir que a pele fique sensível ao terminar o tratamento. Mesmo assim, os especialistas costumam indicar a aplicação de uma água termal ou gel especial no fim de cada sessão, proporcionando uma sensação de alívio imediato e menos incômodo para o paciente.

Vale lembrar que, aqui, o resultado só poderá ser notado em até 15 dias após a primeira realização. Também é interessante investir em tratamentos de manutenção, que devem ser seguidos de seis em seis meses. 

Laser ND: YAG

O Laser ND: YAG age eliminando o pelo por meio da absorção da luz presente no pigmento da melanina. É uma alternativa extremamente segura, em especial, para as pessoas que apresentam a pele morena.

A desvantagem, contudo, é que esse método é um dos mais incômodos do mercado, sendo um empecilho para que muitas pessoas invistam na alternativa. Ainda é interessante salientar que o seu resultado não é permanente, causando somente um retardo temporário no desenvolvimento dos fios. Gestantes devem evitar tal opção.

Milesman Premium

O Milesman Premium é um dos lasers mais versáteis. Indicado para pessoas de pele negra ou branca, o equipamento causa pouca dor e possui um sistema de resfriamento bem atrativo e capaz de proteger a derme ao longo de cada sessão.

Também é válido ressaltar que as suas aplicações costumam ser mais rápidas do que as demais — graças aos seus disparos, que são realizados em intervalos de tempo bem curtos. Após o procedimento, é possível que a pele fique um pouco avermelhada e, para um efeito bacana, é interessante investir em cerca de 8 sessões.

Light Sheer

Extremamente moderno e avançado, o Light Sheer é indicado para o tratamento de fios escuros e grossos, estejam eles localizados no rosto, na região do abdômen, nas pernas, nas axilas, na virilha ou em outras áreas.

Dolorida, mas eficaz, a técnica consegue destruir o bulbo folicular, atuando por meio do laser diretamente na melanina. Caso você seja uma pessoa de pele sensível, o ideal é aplicar uma anestesia tópica antes de iniciar o tratamento, já que a sua duração pode ser bastante incômoda.

Dos seus benefícios, podemos destacar que esse tipo de laser consegue acabar com até 90% dos fios, exigindo que os pacientes realizem cerca de cinco sessões para alcançar o efeito desejado.

Indicações da depilação a laser

Indicações da depilação a laser

Por ser extremamente popular, boa parte das pessoas acreditam que a depilação a laser pode ser realizada por qualquer indivíduo, sem que haja qualquer contraindicação. Entretanto, em alguns casos, não é bem assim que funciona.

Para apostar no procedimento, é preciso ser saudável, maior de 18 anos e não apresentar nenhuma complicação crônica. Pessoas negras ou morenas, por sua vez, devem procurar um aparelho próprio para o seu tipo de pele, evitando que haja complicações ou que o resultado não seja tão satisfatório assim.

E mais: antes de iniciar a sessão, também é interessante seguir alguns cuidados básicos. A seguir, contaremos quais são eles. Não perca!

Hidratação

Uma das grandes recomendações, é manter a pele bem hidratada. Tal detalhe permite que o laser funcione melhor na eliminação dos pelos e, inclusive, que a região consiga se recuperar mais rapidamente ao fim da sessão.

Para investir na ideia, considere beber muito líquido e não se esqueça de aplicar cremes hidratantes com frequência, pelo menos uma semana antes de iniciar o procedimento. Vale a pena!

Feridas expostas

Encontrou alguma ferida aberta ou hematoma na sua pele? Então, é melhor esperar alguns dias antes de começar o seu tratamento de depilação a laser. Para evitar inflamações ou qualquer outro tipo de problema dermatológico, aguarde até que esses elementos sumam e a sua cútis esteja saudável novamente.

Exposição ao sol

Dependendo do método, é essencial evitar a exposição ao sol, pelo menos, 1 mês antes e após a realização do procedimento. Inclusive, é de extrema importância que o indivíduo não utilize cremes bronzeadores na região onde pretende depilar.

Dica bônus

Ao concluir a depilação a laser, é provável que a sua pele fique um tanto avermelhada e, até mesmo, mais quente do que o normal. Não se assuste! Esse cenário é comum e tende a desaparecer após poucas horas.

Se preferir, adote alguns cuidados com a pele, que ajudam a evitar esse sintoma ou, até mesmo, o surgimento de manchas escuras no local tratado. Esse é o caso do uso de loções com efeito calmante e da aplicação diária do protetor solar, principalmente, em áreas que são constantemente expostas, como: o rosto, os braços, as costas e as pernas.

As principais vantagens desse tratamento estético

As principais vantagens desse tratamento estético

Como você pode imaginar, existem inúmeras vantagens ao investir na famosa depilação a laser — e que vão além de, simplesmente, eliminar os pelos de determinadas regiões. São elas:

  • é um processo capaz de ser realizado em praticamente todas as áreas do corpo;
  • de acordo com o tipo de laser, a depilação pode ser definitiva;
  • há alternativas para todos os tipos de pele, cabendo a você, encontrar o mais apropriado para o seu perfil;
  • é uma solução incrível para quem sofre com os pelos encravados (foliculite);
  • normalmente, as sessões são rápidas e causam pouco incômodo;
  • promove uma grande economia de tempo, já que não será mais necessário utilizar lâminas ou cera quente;
  • consequentemente, você economizará uma boa quantia de dinheiro;
  • a sua pele ficará mais macia, lisa e com excelente textura;
  • as sessões são rápidas e costumam ter longos períodos de intervalo entre elas, fazendo com que os pacientes não sofram durante o tratamento.

E as desvantagens?

Como nem tudo são flores, existem alguns pontos negativos ao investir na depilação a laser. Ainda assim, eles são totalmente contornáveis e insignificantes perto dos benefícios desse procedimento.

  • de acordo com o laser escolhido, a aplicação pode ser um tanto dolorida. Mas não se assuste: existem alternativas extremamente eficientes para diminuir o incômodo. Além disso, quem já está acostumado a outros métodos depilatórios, como a cera, certamente considerará a sessão com o laser bem tranquila;
  • em alguns casos, o valor do procedimento pode ser elevado. Porém, com o tempo, o investimento se torna vantajoso.
Onde fazer uma depilação a laser segura

Onde fazer uma depilação a laser segura

Por último, não se esqueça de contar com os serviços de profissionais capacitados no segmento. A melhor saída, é pesquisar bastante até encontrar uma clínica de estética que seja confiável e capacitada para atender de maneira responsável e segura.

O ideal é analisar todo o posicionamento da empresa, desde o atendimento até o feedback de outros clientes que já passaram por lá. Ao longo da sua pesquisa, considere os pontos citados a seguir.

  • O preço. Desconfie dos estabelecimentos que cobram barato demais. Para que uma clínica consiga reduzir absurdamente os seus valores cobrados, será preciso sacrificar a qualidade dos profissionais contratados e, inclusive, o tipo de material que é utilizado em cada atendimento;
  • Opinião. Analisar o depoimento de outros clientes é essencial. Durante a sua busca, cheque as avaliações nas redes sociais, no Google ou nas páginas da própria clínica;
  • Os profissionais. Procure conferir o currículo e as experiências dos especialistas que atuam no local. Caso não encontre essas informações na internet, pergunte aos atendentes da clínica por e-mail ou telefone. Assim, você terá mais tranquilidade e confiança durante o tratamento;
  • Equipamentos. Confira se os equipamentos utilizados são verdadeiros, garantindo assim, que nenhum acidente ocorra e que os resultados obtidos sejam impecáveis.

Conheça a EspaçoLaser

Desde 2002 no mercado, a EspaçoLaser é uma marca renomada e tradicional no ramo da depilação. Com o objetivo de melhorar o bem-estar dos seus clientes, a clínica utiliza os métodos mais avançados da atualidade, tornando essa experiência rápida, segura e confortável.

A EspaçoLaser utiliza a tecnologia Alexandrite, que oferece máxima eficácia, mínimo desconforto e rápida aplicação. Por meio de um jato de gás resfriado, o calor do raio é atenuado por uma sensação de anestesiamento da área que recebe o laser e os resultados já podem ser observado após a primeira sessão. 

Ao todo, são mais de 200 clínicas espalhadas por todo o país — e você pode encontrar uma delas bem aqui, no Pátio Savassi.

Viu só como é fácil? Basta seguir as nossas dicas que você conseguirá fazer uma depilação a laser perfeita e com resultados prolongados. A sua pele agradecerá!E para continuar por dentro de outros conteúdos como este, aproveite e siga agora mesmo as páginas do Shopping Pátio Savassi no Facebook, Twitter e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias: