Cuidados com a pele no verão: 6 dicas para uma pele saudável

Cuidados com a pele no verão: 6 dicas para uma pele saudável

No Brasil, início de ano é sinônimo de sol e calor. Assim que esse período se aproxima, boa parte da população começa a se preparar para curtir dias na praia ou na piscina, seja entre amigos ou familiares. Mas, tal programa, repleto de diversão, pode se tornar um verdadeiro pesadelo — especialmente, se você não investir nos principais cuidados com a pele no verão.

O motivo? Todos os elementos típicos dessa temporada podem causar diversos prejuízos ao maior órgão do nosso corpo: a derme. Quando não tomamos as devidas precauções, corremos o risco de sofrer incômodos, que vão desde um simples ressecamento, até manchas, queimaduras ou o temido câncer de pele. Bem preocupante!

Contudo, isso não significa que você deva viver as altas temperaturas em casa, sem contato com o sol. Em vez disso, basta seguir as nossas recomendações para que essa estação seja tranquila e pra lá de prazerosa. Para saber quais são elas, continue acompanhando o post e anote as nossas dicas. É rápido e vai valer a pena!

Qual a importância dos cuidados com a pele no verão?

Qual a importância dos cuidados com a pele no verão?

Muito se fala sobre a importância de investir nos cuidados com a pele no verão. No entanto, são poucas as pessoas que realmente entendem a necessidade de abraçar a ideia. Para evitar dúvidas, vamos explicar: durante essa estação, e com a exposição excessiva ao sol, a derme fica mais vulnerável a sofrer queimaduras, desidratação ou, até mesmo, desenvolver certas infecções, causadas pela proliferação de fungos.

Por isso, para boa parte das pessoas, é bastante difícil chegar ao fim da temporada com a pele intacta, bela e com a saúde impecável. Das principais ameaças que costumam atingir a região, podemos citar não somente a radiação solar, como também o suor, a água do mar, o cloro da piscina e por aí em diante.

Ou seja, no dia a dia, fica difícil saber, ao certo, do que e como se proteger para evitar dores de cabeça. Ainda assim, e mesmo parecendo uma tarefa quase impossível, essas complicações podem ser contornadas — desde que você aposte em alguns truques infalíveis e que são excelentes para fazer com que a superfície da sua pele permaneça hidratada e chegue ao inverno sem inconvenientes.

Quais são as consequências da falta de cuidado?

Quais são as consequências da falta de cuidado?

A princípio, acreditava-se que tomar sol sem proteção ou não se hidratar corretamente eram deslizes superficiais e que passavam despercebidos pelo organismo.

Nada disso! Mesmo em um curto período, tais descuidos podem provocar complicações leves, mas que, a longo prazo, se tornam intensas e graves. A seguir, enumeramos as principais delas. Fique alerta!

Envelhecimento precoce

Ao atingir a pele, os raios solares são capazes de alterar as fibras de elastina e colágeno, fazendo com que a derme fique mais flácida e com aspecto não saudável. 

Mas não acaba por aí. Fora esse detalhe, o tecido ainda sofre um forte ressecamento, o que gera um visual sem viço e com destaque para o surgimento das rugas.

Queimaduras

Tomar sol em excesso e sem proteção é uma atitude determinante para o surgimento das temidas queimaduras. Tal dano consiste em uma reação do tecido, que procura se proteger contra as ameaças da radiação. Uma vez que o sol entra em contato intenso com a derme, essa região ativa o seu mecanismo de defesa, fazendo com que a superfície fique com um visual avermelhado e, até mesmo, ardido.

Em resumo, é uma maneira que o corpo encontra para nos avisar de que essa prática não está mais sendo suportada. Já a longo prazo, e caso não haja mudança de hábitos, a exposição indevida aumenta significativamente os riscos de câncer de pele. Todo cuidado é pouco!

Complicações diversas

Em alguns casos, a exposição ao sol é responsável por estimular o aparecimento de alergias dermatológicas, sendo a fotoirritação e a fotoalergia as mais comuns. Normalmente, essas complicações causam vermelhidão, coceira, inchaço, manchas e, por vezes, a descamação da região.

Outro problema que costuma surgir é a erupção poliforma. Presente em indivíduos com predisposição genética, essa condição se manifesta com a radiação solar indevida, promovendo bolinhas avermelhadas no rosto, pernas e colo.

Aqui, ainda podemos citar a micose — uma doença fúngica que não é originária da exposição em si, mas é mais frequente ao longo do verão, já que o calor favorece a proliferação dos fungos presentes na derme.

Essa condição atinge, na maioria das vezes, as mucosas, unhas e o couro cabeludo, mas também pode surgir em qualquer outra área do corpo. Os seus sintomas são bem desagradáveis, como erupções cutâneas, escurecimento da região afetada, coceira intensa, vermelhidão e por aí em diante. Nada legal!

Câncer de pele

Também não podemos deixar de citar o câncer de pele — a complicação dermatológica mais frequente no mundo inteiro. Só no Brasil, a doença corresponde a 33% dos diagnósticos cancerígenos e, a cada ano, aproximadamente 180 mil novos casos surgem.

De todos, o tipo mais comum é o “não melanoma”, que apresenta baixa letalidade e é provocado pelo crescimento irregular das células presentes na pele. O carcinoma basocelular e o espinocelular, por sua vez, são considerados tumores mais brandos, deixando apenas cicatrizes profundas no local afetado. Existe ainda o “melanoma”, que é a versão mais agressiva dessa condição e pode levar a morte.

Como cuidar da pele corretamente?

Como cuidar da pele corretamente?

Agora que você já está por dentro dos riscos e da importância de investir nos cuidados com a pele no verão, chegou o momento de descobrir alguns truques infalíveis. E nada de desespero: tais recomendações são práticas, acessíveis e podem ser realizadas por qualquer indivíduo.

A sua única missão será manter a atenção redobrada e dedicar poucos minutos do dia ao seu bem-estar, garantindo assim, que o seu período de férias seja inesquecível e super tranquilo. 

1. Beber bastante água

Engana-se quem imagina que para cuidar da pele é preciso somente investir na hidratação externa e à base de cosméticos. Em vez disso, é interessante cuidar do corpo “de dentro para fora”, ingerindo, ao menos, dois litros de líquidos por dia.

Dessa forma, todos os seus órgãos ficarão devidamente irrigados e funcionando da maneira adequada, sem comprometer a pele. Das bebidas mais indicadas para essa finalidade estão:

  • água mineral;
  • água de coco;
  • sucos naturais;
  • chás gelados.

Evite, ao máximo, o consumo frequente de refrigerantes e bebidas alcoólicas. Se possível, siga ainda uma dieta rica em grãos integrais, carnes magras, frutas e legumes. Estes últimos, são alimentos com alta concentração de fibras e água, facilitando o seu processo de cuidados diários.

2. Aplicar filtro solar diariamente

O uso do protetor solar está entre as principais dicas de cuidados com a pele no verão. Como falamos, a exposição excessiva e incorreta pode causar inúmeros danos ao nosso organismo, e para evitar complicações futuras, esse produto — altamente poderoso — deve ser o seu grande aliado.

Via de regra, os dermatologistas indicam que o filtro solar seja aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição, seja no mar, piscina ou na prática de atividades ao ar livre. Também é interessante realizar a reaplicação a cada 3 horas ou sempre que sair da água, como uma maneira de garantir que o seu efeito continue ativo.

Nas lojas especializadas, você encontrará opções de todos os tipos. As mais recomendadas são a partir de 30 FPS, que podem ser usadas tanto diariamente, quanto em exposições mais longas. Lembre-se de aplicá-lo de modo uniforme em todas as áreas do corpo, até mesmo nas orelhas, pés, mãos e nuca.

E mais: após uma agenda cheia na praia ou piscina, vale investir nas chamadas loções pós-sol. Elas são excelentes para refrescar a derme, hidratar e evitar certos efeitos incômodos, como a descamação.

3. Usar acessórios

Existem vários tipos de acessórios que podem te ajudar a tomar os devidos cuidados com a pele no verão. Na praia, o uso das barracas é fundamental, ainda mais, se forem produzidas a partir de materiais como o algodão ou a lona. Ambos são capazes de absorver até 50% da radiação do sol.

Outro elemento que não pode ficar de fora, são os óculos escuro. Disponível em diversos formatos, cores e tamanhos, esse acessório de moda consegue proteger o rosto e os olhos contra os efeitos nocivos do sol, bem como manter o visual mais estiloso ao longo das altas temperaturas.

Pensou que era só isso? Que nada! Se quiser complementar o look, aposte em viseiras, bonés, chapéus e demais itens de vestuário com tecidos tecnológicos que oferecem proteção contra os raios nocivos do sol, que são excelentes para deixar o corpo devidamente protegido. Ao usá-los, você terá mais conforto e conseguirá se prevenir contra inúmeras complicações de saúde, como uma simples queimadura ou o câncer de pele.

4. Tomar banho de água doce ao sair do mar

Após um longo dia curtindo a praia, os especialistas indicam que os banhistas tomem um banho de água doce — preferencialmente fria. Tal tática ajuda a eliminar todos os resíduos de areia e sal, que colaboram para o ressecamento da pele e, em determinados casos, criam pequenas fissuras, facilitando assim, a entrada de micro-organismos no local.

A recomendação é tomar uma ducha, ainda na praia, caso o local possua um chuveiro de água doce. Caso não haja essa possibilidade, considere se lavar utilizando uma garrafinha de água mineral, que também consegue remover as impurezas do corpo e evitar certas complicações.

5. Não realizar peelings ou lasers durante o período

Quase todo mundo já cogitou realizar um tratamento estético — sendo os peelings e os lasers os mais procurados da atualidade. Porém, é interessante evitar investir na maioria desses métodos durante o verão, já que esses tratamentos são capazes de comprometer a pele bronzeada, causando manchas graves e bem difíceis de serem removidas. Um verdadeiro pesadelo!

Portanto, se os seus planos são de investir nessas modalidades, considere esperar até a chegada do outono ou inverno — quando a temperatura está mais branda e o sol menos agressivo. Ainda assim, não se esqueça de utilizar filtro solar diariamente, e com cuidado redobrado após a realização de cada um desses métodos.

Como estamos falando de cuidados, também é importante considerar a esfoliação adequada da pele. Indicada, principalmente, para os pés e o rosto, essa técnica pode ser realizada semanalmente, com o objetivo de remover as impurezas, células mortas e, com isso, proporcionar uma superfície renovada, lisinha e viçosa.

6. Utilizar os cosméticos adequados

Ostentar uma pele bonita e macia é algo que influencia tanto na nossa autoestima, quanto na sensação de bem-estar. E por essa razão, escolher os cosméticos adequados é um cuidado fundamental para quem deseja alcançar resultados satisfatórios.

Diante de tanta variedade no mercado de beleza, fica difícil encontrar qual produto é capaz de fornecer os melhores resultados. A solução, porém, é investir no autoconhecimento, identificando as principais necessidades da sua pele e, em seguida, recorrendo aos componentes que estão mais preparados para tratá-la.

Verifique, por exemplo, se a sua cútis é normal, seca ou oleosa. Também é válido analisar se há alguma característica especial, como alta sensibilidade, ressecamento excessivo ou alergias diversas. Depois, basta visitar as suas lojas preferidas e adquirir o cosmético que melhor se encaixa em seu perfil — seja ele em formato de creme, mousse, gel, loção ou sérum.

Ainda em dúvida?

Agende uma conversa com um dermatologista de sua confiança. Somente um profissional especializado conseguirá indicar os produtos ideais, sem correr o risco de prejudicar a sua saúde ou comprometer a aparência da pele.

Quais as melhores marcas de cosméticos do mercado?

Quais as melhores marcas de cosméticos do mercado?

Para a felicidade das vaidosas de plantão, o universo da beleza está, a cada dia, mais variado e desenvolvido. Hoje em dia, já podemos contar com inúmeras marcas renomadas, que desenvolvem produtos de acordo com as últimas tendências do setor e capazes de proporcionar efeitos incríveis para a pele. Acompanhe abaixo alguns dos nomes que estão liderando esse mercado.

ADCOS

Atuando desde o início dos anos 1990, a ADCOS é uma empresa brasileira, que tem como objetivo desenvolver soluções eficientes em tratamentos dermocosméticos, promovendo assim, a beleza em parceria com a saúde.

Todos os seus produtos são desenvolvidos exclusivamente para a pele brasileira e, ao entrar em uma das lojas, os clientes podem passar por uma consultoria especializada no assunto.

O diferencial, é que a marca ainda trabalha fortemente para a prevenção do câncer de pele, contando com uma rede de franqueados capacitados para promover ações de conscientização a respeito do tema.

Granado

Considerada a botica mais antiga do país, a Granado foi fundada em 1870 e já ganhou o título de Farmácia Oficial da Família Real Brasileira. Durante todo esse tempo, a marca foi reconhecida por oferecer produtos de qualidade, de origem vegetal e com eficácia comprovada. Ao conhecer uma das lojas, você encontrará desde dermocosméticos até perfumes, loções e itens de maquiagem para todos os tipos de pele.

LÓccitane en Provence

A L’Occitane en Provence conta mais de 40 anos de tradição na criação de produtos corporais, faciais, banho, cabelo e de fragrâncias.

Para alcançar um bom resultado, a empresa investe massivamente em pesquisas, além de observar atentamente as manifestações da natureza, que são o ponto de partida para a criação de produtos leves, eficientes e extremamente agradáveis.

L’Occitane au Brésil

Você já sabe que a L’Occitane é uma marca pioneira em cosmetologia, o que talvez ainda não saiba é que a L’Occitane au Brésil arrasa na utilização de óleos essenciais naturais, além da famosa manteiga de karité — conhecida no mundo inteiro pelo seu alto poder de hidratação.

Ao todo, são mais de 100 pesquisadores trabalhando em diferentes laboratórios e com o compromisso de proporcionar aos clientes o que há de melhor em beleza e bem-estar.

Natura

De origem brasileira, a Natura é uma empresa especializada em desenvolver produtos para o tratamento do corpo e rosto, bem como formular itens de barba, sabonetes, desodorantes, óleos corporais, maquiagens e componentes voltados ao público infantil.

Desde 1969, e graças ao seu compromisso e dedicação, a marca vem solidificando a sua presença no setor e, agora, já está presente em outros países, como Chile, Argentina, Colômbia, México, Venezuela, Peru, Estados Unidos e França.

The Beauty Box

A Beauty Box, certamente, é uma excelente opção para encontrar as melhores marcas de produtos skincare, nacionais e importados, do mercado da beleza. Além disso, você pode aproveitar a visita para colocar a sua nécessaire em dia –  com produtos para cuidados com os cabelos, maquiagens, diversos acessórios e muito mais. Não deixe de conferir!

Simple Organic

Se você aposta no slow beauty, então não pode deixar de fazer uma visitinha na Simple Organic! A marca aposta em componentes orgânicos, naturais e veganos em seus produtos e possui diversas opções para cuidados com a pele, como as máscaras de argila, o blending facial, o óleo de patauá, a pasta esfoliante, entre outros.

Lojas Americanas

Que as Lojas Americanas vende de tudo um pouco, você já sabe! Mas já conferiu a seção de beleza? Lá você encontra uma diversidade de marcas e produtos que podem salvar a sua pele no verão, como hidratantes corporais e faciais, protetores solares, produtos especiais para limpeza dos mais variados tipos de pele e muito mais. 

Quem disse, Berenice?

A Quem disse, Berenice? é um marca super famosa pelas maquiagens e fragrâncias. Mas você sabia que, entre seus produtos, existem opções incríveis para cuidar da cutis? Bons exemplos são as loções hidratantes, os sabonetes, a espuma de limpeza facial Tchau Poluição e hidratante facial Tchau Poros, com proteção UVA e FPS 15.

O Boticário

O Boticário é uma das marcas de cosméticos e perfumes mais conhecidas no Brasil. Além dos Kits para presentes, maquiagens e fragrâncias, O Boticário conta com uma série de produtos veganos, com proteção contra os efeitos nocivos do sol, além das linhas Nativa SPA e Cuide-se Bem, que possuem uma infinidade de super hidratantes corporais, manteigas, óleos e produtos para cuidados com os cabelos. 

E então, o que achou de conhecer mais sobre os principais cuidados com a pele no verão? Esperamos que, após essa leitura, você tenha aprendido como se prevenir e curtir ao máximo a estação mais divertida do ano!

Agora que já se aprofundou no assunto, aproveite para dar um pulinho no Shopping Pátio Savassi e conferir alguns produtos especiais para essa temporada. Eles farão toda a diferença na sua experiência e bem-estar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias: