Como usar iluminador: conheça os tipos e aprenda a aplicar

Como usar iluminador: conheça os tipos e aprenda a aplicar

Se você é uma pessoa que se preocupa com a aparência, já deve saber que uma pele bem cuidada faz toda a diferença. Mantendo uma cútis impecável, é possível transmitir um visual mais saudável, além de permitir que a maquiagem dure por mais tempo. E para alcançar tal efeito, especialistas em beleza já se adiantam e nos ensinam como usar iluminador em diferentes ocasiões.

É isso mesmo! De todos os itens de maquiagem da atualidade, este tem sido o queridinho, seja para realçar os traços da face, adicionar brilhos em pontos específicos ou, simplesmente, iluminar a aparência. O mais interessante ainda está por vir — o iluminador é um produto que funciona bem tanto durante o dia, quanto à noite, e pode ser usado, tranquilamente, por pessoas de todos os estilos.

Mas, durante a sua produção, será necessário tomar alguns cuidados, sempre escolhendo as marcas certas e aplicando o cosmético da maneira adequada. Exatamente por essa razão, criamos este post com todas as informações relevantes sobre o assunto. É só acompanhar a leitura e arrasar por aí!

Afinal, o que é iluminador?

Afinal, o que é iluminador?

Antes de aprender como usar iluminador, que tal conhecer a fundo esse cosmético que se tornou indispensável na nécessaire? Ao contrário do batom ou do rímel, é possível que você não identifique, de imediato, o uso desse produto em uma produção. Porém, pode acreditar: a sua presença consegue influenciar (e muito!) no resultado de uma make.

Desenvolvido recentemente, o componente é utilizado para promover a finalização de uma maquiagem, sempre evidenciando as áreas do rosto que merecem mais atenção. Quando bem aplicado, ele ainda é responsável por proporcionar um acabamento extremamente sofisticado e natural. Ou seja, só benefícios!

O iluminador é um produto bastante versátil. Isso significa que ele pode ser aplicado em diferentes áreas da face, de acordo com o seu estilo e necessidade. Veja alguns dos pontos que mais recebem esse tipo de acabamento:

  • maçãs do rosto;
  • têmporas;
  • dorso do nariz;
  • cantinho interno dos olhos;
  • logo abaixo das sobrancelhas;
  • acima do lábio superior;
  • queixo e por aí em diante!

Se iluminando

O mais comum, é encontrar pessoas que aplicam o iluminador na área das têmporas — com exceção das que apresentam muitas marcas ou linhas de expressão no local. A única recomendação é ter cuidado para não descer muito o produto, mas sim, chegar no máximo até a altura do blush.

Quem sonha em conseguir mais volume para os lábios, também pode usar e abusar do iluminador. Você só precisará depositar uma pequena quantidade do cosmético no “arco do cupido” — uma área logo acima dos lábios. Usado em parceria com o gloss ou batom, o truque consegue criar um visual interessante e fazer com que você garanta o tão sonhado bocão.

Se a ideia for “afinar o nariz”, aplique o produto ao longo de toda a extensão do dorso. Feito isto, será possível criar um traço de luz marcante e pra lá de elegante.

Dica

O iluminador é um cosmético que pode ser usado em qualquer horário — de manhã até a noite. A única diferença, está na quantidade que será aplicada. Em eventos diurnos e organizados ao ar livre, é melhor utilizar menos produto e sustentar um visual discreto, priorizando os cuidados e a preparação da pele.

Em contraponto, as baladas, formaturas ou jantares são ocasiões que exigem uma pitada a mais de glamour. Nessas situações, o uso do iluminador está apoiadíssimo e você pode até ousar um pouco mais, investindo em versões mais intensas e compostas por fragmentos de brilho maiores.

Quais são os tipos de iluminadores disponíveis no mercado?

Quais são os tipos de iluminadores disponíveis no mercado?

Em um primeiro momento, muita gente pensa que existe apenas um tipo de iluminador. Nada disso! Hoje em dia, o mercado da beleza é bem diversificado e o leque de opções é amplo, variando entre cores, texturas e efeitos.

Todas essas possibilidades causam uma certa insegurança na mente de quem está com planos de adquirir o produto e conseguir brilhar em qualquer ocasião. Se você é uma dessas pessoas, não se preocupe. Abaixo, falamos sobre as principais versões, bem como as suas características e indicações. Veja só:

Iluminador em pó: o mais conhecido do universo beauty

De todas as opções disponíveis, a versão em pó é a mais popular. Por apresentar uma textura em pó, este iluminador é indicado para todos os tipos de pele, como as oleosas, mistas ou secas.

No entanto, procure ter um certo cuidado antes de usá-lo, especialmente se a sua cútis apresentar marcas ou linhas de expressão. Caso contrário, é possível que o produto dê ainda mais destaque à essas áreas, o que geralmente não é o que gostaríamos de evidenciar.

Quer saber como se livrar do problema? É bem simples: evite exageros durante a produção da make, sempre aplicando o mínimo possível do cosmético nos pontos que considerar críticos. Tente ainda, esfumar bastante o iluminador, a fim de alcançar um resultado discreto e natural. 

Iluminador líquido: todo o brilho e praticidade na palma da sua mão

Em seguida, está o iluminador líquido — uma alternativa muito famosa entre os influencers que produzem tutoriais de maquiagem na internet. Com uma textura leve, o produto é excelente para quem deseja alcançar um resultado suave e natural, o chamado “glow”.

Dependendo da marca escolhida e do seu nível de concentração, ainda é possível misturar o componente na própria base, garantindo um brilho delicado para toda a face.

Até agora, só mostramos os benefícios de utilizar o iluminador líquido — mas não é só isso. Caso a sua pele seja oleosa, é importante evitar esta opção, já que ela consegue acentuar, de maneira excessiva, a luminosidade da cútis e, em alguns casos, até colaborar para a proliferação de espinhas. Se você tem a pele oleosa, sabe que todo cuidado é pouco!

Iluminador em creme: o melhor de dois mundos

Temos ainda, o iluminador em creme, que está entre a versão líquida e a em pó. Com uma textura consistente e, geralmente, em forma de bastão, o produto tem sido bastante utilizado por conta da sua facilidade na hora da aplicação.

Assim como um batom, você pode passá-lo no rosto diretamente nas áreas que deseja destacar. Só tome cuidado para não exagerar e deixar o visual marcado demais. Como saída, o conselho é aplicar o cosmético utilizando o próprio dedo, ou também, um pincel de cerdas macias e sintéticas, que são ótimos para espalhar o produto e evitar acúmulos.

Durante a busca, ainda é provável encontrar algumas alternativas em formato de lápis. Nesse caso, reserve o produto para destacar o olhar, aplicando o iluminador bem abaixo da linha das sobrancelhas ou no cantinho interno dos olhos. Fácil, fácil!

Primer

Embora não sejam vistos como iluminadores, os primers conseguem oferecer um resultado brilhante e incrível para a face. Frequentemente, esses componentes são aplicados para preparar a pele antes da make, deixando a região mais hidratada, com visual saudável, uniforme, protegida contra a radiação solar e iluminada na medida certa.

Por isso, se você ainda está insegura sobre como usar iluminador, considere essa opção e vá testando aos poucos. Quando se sentir confiante e dominando a técnica, já poderá partir para as versões de brilho intenso e mais profissionais.

O que considerar ao escolher o iluminador?

O que considerar ao escolher o iluminador?

Como vimos, existem diferentes opções de iluminador facial disponíveis — as em pó, as cremosas, as em bastão, entre outras. E para escolher a alternativa mais adequada, você precisará considerar algumas questões durante a pesquisa. Com esse cuidado, será possível alcançar um efeito bem natural e que combine com a sua pele.

A intensidade do brilho

Ao escolher as sombras, a base, o corretivo e, inclusive, o batom, devemos sempre considerar a tonalidade do produto. Com o iluminador, esse cuidado não seria diferente. Se você deseja garantir um resultado caprichado, eleja aquele que melhor conversa com a temperatura da sua cútis.

As pessoas de pele clara, por exemplo, devem recorrer aos produtos que apresentam tonalidades prateadas, também chamadas como “frias”. Por sua vez, as pessoas de pele negra ou morena podem investir sem medo nas versões “quentes”, que são aquelas com nuances douradas ou rosadas.

Há ainda, outro truque bacana: o de utilizar um pó translúcido com o iluminador. Ao investir nessa ideia, você conseguirá fazer com que a luz do cosmético reflita ainda mais, mas sem interferir na sua cor. De qualquer jeito, tente priorizar sempre pelo equilíbrio, evitando criar uma produção muito pesada ou artificial demais.

A textura do produto

Não é apenas a cor do iluminador que influencia no resultado de uma produção. Além desse detalhe, a textura do produto é um fator decisivo durante a escolha do componente ideal. Investindo na cobertura certa, você conseguirá aproveitar inúmeros benefícios, como:

  • alcançar um efeito mais discreto e natural;
  • fazer com que a maquiagem tenha alta durabilidade;
  • manter a pele saudável e livre de espinhas, cravos e oleosidade;
  • fugir do temido efeito “craquelado”.

A recomendação, é eleger o produto conforme o local onde o mesmo será aplicado. A ideia é passar o iluminador apenas nas pálpebras e maçãs do rosto? Então, prefira utilizar as versões de iluminador em pó, que apresentam excelente fixação, funcionam como sombra e conversam bem com todos os tipos de cútis.

Assim como falamos acima, as opções muito cremosas devem ser suspensas pelas pessoas de pele oleosa ou propensas a acne. Caso você não seja uma dessas pessoas e queira fazer com que a sua produção dure mais, uma boa pedida é preferir os produtos à prova d’água.

Contando com um efeito prolongado, eles são ótimos para serem usados durante as altas temperaturas ou em eventos ao ar livre, sendo os casamentos, batizados e demais confraternizações.

Outro tipo de iluminador que merece ser escolhido a dedo, é o líquido. Na maioria dos casos, essas versões são indicadas para as pessoas de pele ressecada, uma vez que conseguem oferecer um resultado hidratado e mais vivo.

Pessoas que sofrem com olheiras também podem aproveitar os diferenciais dessa alternativa. Para diminuir o aspecto envelhecido e cansado, misture um pouco do produto com um corretivo e aplique na região abaixo dos olhos. É uma técnica simples e bastante eficaz!

Como usar iluminador corretamente?

Como usar iluminador corretamente?

Que o iluminador serve para destacar alguns pontos do rosto, não há dúvida. No entanto, e para conseguir o efeito desejado, o produto precisa ser aplicado no momento certo: depois dos demais itens da sua produção. Isso significa, que você precisará passar o componente após o uso da base, do corretivo, do pó compacto e, inclusive, do blush.

Assim que surgir em uma maquiagem, ele conseguirá, rapidamente, quebrar o acabamento matte e monótono, adicionando uma pitada extra de brilho, glamour e muito estilo.

Iluminador em pó

Aplique o produto com a ajuda do clássico “pincel vassourinha” — um acessório que conta com cerdas macias e finas, sendo uma ótima ferramenta para valorizar o resultado natural do look.

Iluminador líquido

O seu iluminador possui textura líquida? Coloque um pouquinho do produto na ponta dos dedos e vá passando delicadamente no rosto. Para obter uma fixação melhor, faça movimentos de “batidinhas”, ajudando a esfumar a região e garantindo um visual delicado.

Iluminador em bastão

Passe um pouco do produto diretamente no rosto. Depois, vá dando algumas batidinhas com a ponta dos dedos, com o auxílio de um pincel ou com uma beauty blender (esponja). Repita os movimentos até conseguir chegar ao resultado desejado.

Quais as melhores lojas para comprar iluminador facial?

Quais as melhores lojas para comprar iluminador facial?

Já imaginou como pode ser desagradável montar uma make impecável e, no fim das contas, perceber que o seu trabalho não deu certo? Para se prevenir contra esse cenário, a melhor solução é preparar bem a pele e, além disso, comprar os seus produtos em lojas de qualidade. Veja a seguir algumas sugestões.

The Beauty Box

Na The Beauty Box, você encontra inúmeras marcas famosas de iluminador facial: Shiseido, Revlon, Dior, Givenchy, Clinique e muitas outras.

A loja também é indicada para quem precisa atualizar o estoque de pincéis e adquirir modelos de cerdas macias para distribuir o produto de forma uniforme em todo o rosto.

Quem Disse Berenice?

Jovem e descolada, a Quem Disse Berenice? é uma marca completa. Lá, você terá a oportunidade de experimentar iluminadores em variadas versões — em gel, em pó, líquido ou em formato de caneta. O mais bacana, é que a variedade de cores é grande e os preços dos produtos são bem acessíveis.

MAC

Que a MAC é uma das marcas mais conhecidas e utilizada por quem entende de maquiagem, você já sabe. O que talvez não saiba é a luminosidade que o pó mineralize skinfinish, com complexo multimineral, dá ao rosto e ao corpo. São 5 diferentes cores para você escolher a que mais combina com você!

Natura

Na Natura você encontra uma diversidade de iluminadores para realçar o seu brilho natural. O queridinho das influencers é o iluminador glow aquarela, com ele, é possível criar um aspecto discreto para o dia a dia — se é isso que você deseja, esta pode ser uma ótima opção.

O Boticário

Não importa se o iluminador que você procura é em pó ou líquido, o Boticário tem opções incríveis para você brilhar e deixar a sua maquiagem ainda mais luminosa. E se a sua intenção é brilhar, a nossa sugestão para você são os iluminadores da linha Make B. A versão em pó compacto apresenta tons em bronze e rose, que além de lindos, são super versáteis.

Simple Organic

A Simple Organic chegou há pouco tempo, mas já conquistou o coração de muitas especialistas em beleza. E entender tamanho sucesso é simples, viu?

Para prezar pela sustentabilidade do planeta, todos os seus produtos são 100% veganos, livres de testes animais e compostos por embalagens reutilizáveis. Ao visitar a loja, você verá o Glow Iluminador, que possui alta pigmentação, e o Iluminador Shine Stick, com efeito holográfico. Eleja o seu favorito e experimente!

Depois de todas essas dicas sobre como usar iluminador, não há mais desculpas: você já pode “colocar a mão na massa” e marcar presença em uma festa com os amigos ou, até mesmo, durante a apresentação daquele projeto importante. O que vale é brilhar!E agora que você já está virou especialista em beleza, o que acha de continuar se aprofundando no assunto? Aproveite o momento e curta a página do Shopping Pátio Savassi no Facebook, Twitter e Instagram. Te esperamos lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias: