Como cuidar do cabelo na praia: 7 dicas para você arrasar!

Como cuidar do cabelo na praia: 7 dicas para você arrasar!

É só o verão se aproximar, que boa parte da população brasileira já começa a fazer as malas. Entre os principais destinos de viagem, as cidades do litoral estão no topo da lista — seja pela possibilidade de descansar, de pegar um “bronze” ou, até mesmo, de curtir o mar em um ritmo desacelerado. Mas, se a ideia é aproveitar ao máximo tal experiência, é de extrema importância aprender como cuidar do cabelo na praia.

Diferente do que se pensa, não é apenas a nossa pele que sofre com as consequências da radiação solar ou do excesso de maresia. Sensíveis, os fios de todos os formatos também podem ter as suas estruturas comprometidas, criando assim, um visual opaco, quebradiço e sem vida. A parte boa, porém, é que nem tudo está perdido. Mesmo durante os dias de férias, há a possibilidade de manter a aparência impecável — desde que você invista em algumas recomendações básicas.

Seguir um cronograma capilar, aplicar o protetor solar e utilizar acessórios poderosos são algumas delas. Quer descobrir as outras? Continue com a gente no post de hoje! Na leitura, daremos dicas de ouro para tratar o cabelo ao longo das altas temperaturas e evitar uma série de incômodos.

A importância de cuidar do cabelo no verão

A importância de cuidar do cabelo no verão

Quem não gosta de aproveitar um belo dia na praia, apreciando o mar, com os pés na areia e tomando uma água de coco geladinha? No entanto, para que esse programa seja pleno, é válido seguir alguns cuidados pessoais — e que não se limitam ao uso do bom e velho protetor solar.

Além do filtro de proteção, você precisará tomar outras precauções antes de ir ao litoral, uma vez que o sal da água-marinha e os raios do sol podem, juntos, fazer com que o seu couro cabeludo e fios capilares sofram alguns problemas.

Em tais espaços, existem ainda outros fatores que podem contribuir para a deterioração das madeixas. O vento é um deles. Quando muito intenso, esse fenômeno natural faz com que os fios fiquem enfraquecidos, quebradiços e com as pontas duplas.

E ainda tem mais!

Não é somente o visual do cabelo que acaba sendo prejudicado. Ao frequentar a praia muitas vezes e não seguir os cuidados adequados, você correrá o risco de prejudicar a sua saúde. Isso acontece, porque os raios ultravioletas, uma vez em contato excessivo com o couro cabeludo, podem causar complicações sérias, sendo o câncer de pele uma delas. Um perigo só!

7 dicas para aprender como cuidar do cabelo na praia

7 dicas para aprender como cuidar do cabelo na praia

Como vimos, a exposição solar incorreta é a responsável por causar inúmeras complicações — que vão desde a aparência dos fios, até problemas graves de saúde. 

Porém, nada de desespero! Se a ideia é curtir os seus dias de folga, considere aprender como cuidar do cabelo na praia e fugir desse tipo de dor de cabeça.

Queremos te ajudar nessa missão. Por isso, listamos abaixo algumas recomendações práticas e infalíveis que farão toda a diferença na sua experiência. Anote todas!

1. Invista do famoso cronograma capilar

Você já ouviu falar no tal do “cronograma capilar”? Não? Então, chegou o momento de se atualizar no assunto. Muito conhecido entre quem tem os cabelos crespos e cacheados, esse cuidado funciona, exclusivamente, para tratar os fios e nutri-los da melhor maneira possível. Hoje em dia, existem diversos tipos de técnicas que podem ser usadas, cada qual, indicada para uma finalidade diferente.

Caso a ideia seja passar alguns dias na praia, recomendamos seguir um calendário composto por quatro semanas de tratamento intenso. Durante esse período, você precisará intercalar métodos de hidratação, reconstrução e nutrição. Ao fim da última etapa, será possível notar que o cabelo estará visivelmente mais saudável e com a aparência bonita, graças às proteínas e vitaminas que foram fornecidas aos fios por meio dos procedimentos.

Dica bônus

É importante investir nessa atividade antes de fazer as malas e colocar o pé na estrada. O motivo? Somente após esses dias intensos de cuidados, as suas madeixas estarão fortes e nutridas o suficiente para encarar a maresia e a intensa iluminação do sol. Fique atento!

2. Aplique o protetor solar capilar diariamente

Quem disse que somente a pele precisa ser protegida contra o sol? Pelo contrário: o nosso cabelo também pode — e deve — receber esse tipo de atenção. Nesse caso, a melhor saída é investir nos chamados protetores térmicos, que são excelentes para prevenir que os raios solares atinjam as estruturas dos fios.

Atualmente, o mercado da beleza está bem acessível e você não encontrará dificuldade em identificar produtos próprios para essa finalidade. Inclusive, em muitas situações, esses componentes também oferecem efeitos secundários e interessantíssimos, facilitando ainda mais o seu uso no dia a dia. Como exemplo, podemos citar o leave-in, os sprays condicionantes e as máscaras capilares. 

3. Use acessórios especiais

Outra boa notícia, é que existem diferentes acessórios que podem ser incluídos no seu look de praia para te ajudar a driblar os efeitos nocivos do sol. Fora isso, eles conseguem a tornar o visual mais interessante, repleto de informações e alinhado ao seu estilo pessoal. Esse é o caso dos charmosos lenços, dos turbantes e das viseiras.

Também existem os chapéus, que são clássicos e podem ser usados em qualquer ocasião — esteja no litoral, no campo ou na cidade. Em 2020, as versões produzidas a partir de palha estão fazendo um grande sucesso, sendo excelentes para tornar qualquer produção atualizada e segura.

Já para acertar em cheio na escolha do modelo, considere algumas questões básicas e que são fundamentais para a sua satisfação com o produto. São elas:

  • tamanho: ainda em casa, passe uma fita métrica ao redor da cabeça, na região acima das orelhas. Essa medida deverá ser a mesma do tamanho do seu novo chapéu;
  • conforto: sempre verifique se a peça está confortável, principalmente, porque os chapéus tradicionais costumam encolher com o passar do tempo;
  • cor: a tonalidade do produto também é relevante. Caso esteja inseguro, prefira as opções escuras, que são discretas e conversam bem com variadas produções.

4. Deixe que os fios sequem naturalmente

Secador? Chapinha? Modelador de cachos? Nem pensar! Um dos principais mandamentos para quem deseja aprender como cuidar do cabelo na praia, é evitar os equipamentos térmicos. Em vez disso, permita que as suas madeixas sequem naturalmente sob o sol ou sombra.

A vantagem de abraçar essa recomendação, é que o cabelo ficará com a sua textura natural, ou seja, meio “bagunçadinho” e com o clássico visual “beach hair”, tão desejado pelos influencers digitais do momento.

5. Encare a hidratação como a sua melhor amiga

Mesmo sem investir no cronograma capilar, existem outras soluções para fazer com que as suas madeixas continuem lindas e saudáveis. Para isso, você precisará hidratar os fios diariamente enquanto estiver na praia. Comece escolhendo boas máscaras, cremes hidratantes ou de pentear, que sejam indicados para o seu tipo de cabelo.

Depois, não tem segredo — a sua missão será aplicar os cosméticos sempre que puder, seguindo as recomendações do fabricante. Ainda que tal compra possa ser realizada na internet, o ideal é visitar a sua loja preferida para conversar com profissionais capacitados no assunto e preparados para oferecer as melhores sugestões.

E depois da praia?

Assim que retornar para casa, vale a pena investir em um shampoo anti-resíduo para eliminar todo o excesso de sal presente no cabelo, deixando a sua estrutura completamente limpa. Caso não saiba, esses cosméticos ainda são excelentes para controlar a oleosidade, potencializar os efeitos da hidratação e preparar as madeixas para receber coloração ou hidratação.

Uma informação relevante, é que o shampoo anti-resíduo, diferente do que se acredita, não resseca os fios. Quando usado, o produto ajudará a eliminar o acúmulo de sujeiras que, normalmente, impedem a entrada de nutrientes nas fibras capilares. Por isso, tanto na praia, quanto na cidade, a utilização desse composto é extremamente indicada e deve ser feita periodicamente para manter o cabelo saudável, tenha você as madeixas secas ou oleosas.

6. Molhe o cabelo antes de mergulhar

Quem tem o costume de mergulhar no mar, já deve ter notado que, logo após sair da água, os fios ficam extremamente secos e opacos. Isso acontece, unicamente, por conta do nível de sal presente no oceano, que vai se acumulando nos fios lentamente.

No entanto, existe um truque bacana que pode ser usado para minimizar tal efeito. Antes de entrar no mar, tente molhar as madeixas com água doce limpa. Essa técnica serve para fazer com que o fio absorva menos água salgada, uma vez que ele estará bem encharcado.

Também é válido ressaltar que esse cuidado deve se repetir após o seu banho de mar, a fim de eliminar o sal e facilitar a entrada de nutrientes nas fibras capilares.

7. Prenda as madeixas enquanto estiver na praia

O vento é um fenômeno natural que, em todas as épocas do ano, marca presença no litoral. Embora agradável e refrescante, esse elemento pode se apresentar mais fraco ou mais forte, de acordo com a região da sua viagem. No entanto, ele também pode se tornar prejudicial aos fios, especialmente, quando combinado com os efeitos do sol.

O que fazer para se proteger? Simples: apostando em penteados responsáveis por manter as madeixas presas, mas sem deixar de lado o estilo praiano. O rabo de cavalo, o coque alto e a charmosa trança tradicional são excelentes soluções.

Como escolher os melhores produtos para os fios

Como escolher os melhores produtos para os fios

O mercado da beleza, mais especificamente, o de produtos capilares, possui uma variedade gigantesca. São inúmeras marcas e tipos de cosméticos para que os consumidores possam escolher os seus preferidos e aproveitar todos os benefícios.

Contudo, e por conta de tantas alternativas, fica difícil eleger a melhor solução do momento — fazendo com que muitos clientes fiquem em dúvida ou, até mesmo, com medo de cair em ciladas. Você faz parte desse time? Sem problemas! Para evitar sufoco, basta seguir algumas táticas essenciais nesse processo. Olha só!

  • fique de olho nas necessidades das suas madeixas;
  • pesquise as melhores marcas do setor;
  • evite investir em cosméticos que prometem milagres;
  • aposte em marcas renomadas e já consolidadas;
  • analise o preço, sempre preferindo as alternativas que se encaixam em seu bolso;
  • não se esqueça de analisar o prazo de validade dos produtos.

Usando os cosméticos no dia a dia

De nada adianta comprar os melhores produtos do mercado, se você não sabe como utilizá-los corretamente. No caso do shampoo, o ideal é aplicá-lo duas vezes em cada banho. Na primeira, esfregue bem o couro cabeludo, até formar uma boa espuma. Já na segunda aplicação, massageie também o restante dos fios, garantindo assim, uma limpeza completa.

Fique ainda de olho na temperatura do chuveiro. Quando lavamos as madeixas com água quente, estimulamos a dilatação das cutículas e fazemos com que o cabelo fique sem brilho. A fria ou morna, porém, consegue selar a estrutura dos fios e proporcionar um excelente visual.

As melhores marcas de beleza para tratar as madeixas

As melhores marcas de beleza para tratar as madeixas

Anotou todas as nossas sugestões, mas ainda não sabe onde comprar os cosméticos mais indicados para as suas madeixas? Existem diversas marcas interessantíssimas, que desenvolvem itens de alta qualidade e ainda contam com valores acessíveis. Conheça algumas delas!

L’Oréal

Há mais de 100 anos atuando no segmento da beleza, a L’Oréal chegou no Brasil somente nos anos 1950 — sendo hoje, uma das maiores empresas do mercado nacional. O seu principal objetivo, é oferecer diferentes soluções para homens e mulheres que desejem se cuidar e se sentir bem. A marca ainda comercializa desde maquiagens e itens de skincare, até cosméticos exclusivos para o cuidado capilar, como shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento. Experimente!

Granado Pharmacias

Criada em 1870, a Granado é considerada a botica mais antiga do país. Desde a sua inauguração, a marca atuou como uma das grandes fornecedoras da Corte, conquistando, posteriormente, o título de Farmácia da Família Real Brasileira.

Com o passar dos anos, tal empresa foi aprimorando os seus produtos e investindo em tecnologias de ponta em cada lançamento. Nos dias atuais, ela é reconhecida por conta de sua tradição, qualidade oferecida e extrema eficácia — principalmente, em relação aos cosméticos produzidos a partir de matéria-prima vegetal.

Natura

A Natura é uma empresa criada no Brasil e que atua no setor de itens para o rosto, corpo, perfumaria, maquiagem e, claro, cabelos. A sua fundação aconteceu em 1969 e, de lá para cá, a marca alcançou grande reconhecimento entre a população, seja por conta dos seus preços acessíveis ou pela qualidade dos produtos. O sucesso foi tão grande que, agora, a Natura já está presente em outros locais, como no Chile, na Argentina, no México, no Peru, na Venezuela, na França, nos Estados Unidos e em outras 63 localidades.

The Beauty Box

Sem dúvida, a The Beauty Box também é uma ótima pedida para encontrar boas marcas de produtos nacionais e importados para o cabelo. Em uma rápida visita na loja, é possível identificar marcas consagradas no mercado de beleza, indo desde Kérastase até os clássicos “Produtinhos da Beauty”. Essa ainda é uma ótima saída para quem está com planos de atualizar a nécessaire com demais elementos indispensáveis no dia a dia. Corre lá!

O Boticário

Quando falamos sobre marcas de cosméticos e perfumes, O Boticário sempre sai na frente. Isso porque, a empresa trabalha com um vasto catálogo de opções para homens e mulheres. Esse é o caso das maquiagens, fragrâncias, além de composições exclusivas para o tratamento dos fios. Eles ainda possuem diferentes produtinhos veganos e capazes de proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol. Uma delícia!

LÓccitane en Provence

A L’Occitane en Provence conta mais de 40 anos de tradição na criação de produtos corporais, faciais, banho, cabelo e de fragrâncias.

Para alcançar um bom resultado, a empresa investe massivamente em pesquisas, além de observar atentamente as manifestações da natureza, que são o ponto de partida para a criação de produtos leves, eficientes e extremamente agradáveis.

L’Occitane au Brésil

Você já sabe que a L’Occitane é uma marca pioneira em cosmetologia, o que talvez ainda não saiba é que a L’Occitane au Brésil arrasa em suas linhas de cuidados capilares, como a nutritiva Patuá— conhecida pelo seu alto poder de hidratação.

Ao todo, são mais de 100 pesquisadores trabalhando em diferentes laboratórios e com o compromisso de proporcionar aos clientes o que há de melhor em beleza e bem-estar.

Após essas dicas sobre como cuidar do cabelo na praia, vai ser fácil curtir as suas férias em grande estilo e se prevenir contra uma série de dores de cabeça. E se você gostou do conteúdo e deseja continuar se aprofundando nesse universo, aproveite a leitura e siga agora mesmo as nossas páginas no Facebook e Instagram. Te esperamos lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias: